Top

Contratação: 5 erros para não cometer

Quero iniciar este texto com uma frase que ouvi a Camila Vidal falar esses dias: “Não espere para contratar pessoas quando crescer, você precisa contratar para crescer”.  É isso, miga! Se você entende que o que o seu negócio precisa para evoluir da fase atual são pessoas para te ajudarem, agora é a hora de montar a sua equipe. Eu sei que esse não é um passo fácil, então, para te ajudar, listei 5 erros para não cometer na hora de contratar.

Contratar não é um processo fácil!

De antemão, eu já te digo: contratar não é fácil! O processo de contratação vai exigir muita atenção da sua parte, afinal, lembre-se de que você está selecionando pessoas que irão representar você e a sua empresa em determinadas situações e que, por esse motivo, devem estar 100% alinhadas com a cultura da sua organização.

Agora que você já ciente disso, senta aí, pega papel e caneta e vamos aos erros que você não deve cometer na hora de contratar.

Vamos lá!

1. Não ter uma cultura organizacional bem definida

Miga, me diz aí: como contratar alguém alinhado se a cultura do seu negócio não é bem definida? Eu pergunto e eu mesma respondo: Não tem como!

A cultura de um negócio é o seu DNA. Em outras palavras, cultura organizacional, é tudo aquilo que caracteriza a sua empresa e faz com que todos os colaboradores “falem a mesma língua” e caminhem na mesma direção. Isso envolve missão, visão, valores, linguagem, padrões de comportamento, processos… Enfim, a essência do funcionamento seu negócio.

Quando essa essência não é clara, torna-se muito difícil contratar pessoas que realmente se adequem ao “perfil” da empresa.

2. Não ter um desenho do cargo

Antes de mais nada, você precisa saber que o desenho de um cargo é basicamente um perfil de referência para o exercício de uma determinada função. Para desenhar um cargo é preciso listar seus objetivos, os requisitos necessários para ocupá-lo, as atividades e responsabilidades que o envolvem e tudo mais que quem for ocupar a função precise saber.

O desenho do cargo é um importante norteador para o gestor, tanto no momento de contratar, quanto no momento de avaliar o desempenho.

3. Copiar o processo de recrutamento e seleção de outra empresa

Primeiramente, vamos aos conceitos. Recrutar é convidar, tornar a vaga pública para que as pessoas vejam e queiram participar do processo de seleção. Seleção é o ato de escolher, entre os candidatos disponíveis, aquele ou aqueles que melhor se apliquem à função e ao perfil da empresa.

Um dos maiores erros na hora de contratar é recorrer a um processo de recrutamento e seleção padrão ou apenas copiar o processo de outra empresa, isso porque o que se aplica a uma nem sempre se aplica a todas. Para que seja assertivo, essa etapa precisa ser personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa. Por exemplo, para algumas organizações faz sentido recrutar através de um anúncio na rádio. Faria sentido para o seu negócio? Você conseguiria se comunicar com os profissionais que você deseja recrutar dessa forma?

Anúncio de vaga de emprego no LinkedIn| Reprodução: LinkedIn

Em suma, você não precisa de um processo padrão, sua louca. Você precisa é criar o seu próprio padrão.

4. Contratar por amizade ou por indicação

Quem avisa miga é, né? Não caia nessa cilada de contratar por amizade ou indicação! Eu não estou dizendo que você não pode contratar alguém que é seu amigo ou que um amigo te indicou, estou dizendo que você não deve contratar somente por esse motivo.

Contratar exige do empreendedor a responsabilidade de colocar os objetivos organizacionais em primeiro plano. Amigos são amigos e negócios são à parte.

5. Analisar somente o currículo

Eu vou te falar a real: currículo é um pedaço de papel em que você bota o que quer e tira o que não quer.

oh my god!

A análise de currículo é importante, mas essa não pode ser a única etapa. Empresas não são feitas de currículos, são feitas pelas pessoas atrás deles e são estas que você precisa buscar conhecer durante a seleção.

E aí, miga, anotou tudo? Tenho certeza de que depois dessa conversa você não vai cometer nenhum desses erros na hora de contratar. Agora é criar um padrão específico para o seu modelo de negócio, de acordo com as suas necessidades, que imprima o DNA da sua empresa e partir pra dominação mundial!

Uma administradora apaixonada por gestão e educação, que une essas duas coisas com o objetivo de desenvolver pessoas e, consequentemente, organizações, para que estas se tornem mais eficazes, humanas e competitivas.

Post a Comment