Top

Como uma empreendedora pode ganhar espaço na mídia

A mídia tradicional ainda é uma forte aliada à empreendedora moderna. Digo isso como assessora de imprensa, pois vejo a telonas e telinhas como uma alavanca de sucesso para muitos profissionais. Aliás, se você acha que por conta da pandemia ela perdeu sua força… Bom, não é bem assim. Segundo Fernando Taralli, CEO da VML Brasil, o cenário da pandemia fortaleceu a mídia e o jornalismo. Ou seja, miga, esse é o momento para usar o poder da mídia a seu favor!

Entendendo a importância

Não é de hoje que grandes empreendedoras utilizam a mídia a seu favor. A novidade é que, você, empreendedora, assim como eu, pode usar a mídia também! Ou seja, não é uma estratégia só pra quem é grande, percebe? Aliás, tampouco quer dizer que você precisa de uma pessoa, vulgo assessoria de imprensa, pra isso.

Empreendedoras na mídia
Karina Tronkos, UX Designer, ganhou destaque na mídia após ganhar pelo quarto ano consecutivo concurso da Apple | Foto: Reprodução

Portais, blogs, programas de TV, jornais, podcasts, rádios… As possibilidades são infinitas. Por isso, ser citada, entrevista, convidada para apresentar um programa ou ser colunista/redatora é uma ótima chance para gerar visibilidade e credibilidade, a soma perfeita de quem quer se tornar autoridade.

Aliás, miga, você ficou sabendo quando a Moving Girls deu uma entrevista para o programa Ponto de Encontro da TV Band em Santos? Confere aí!

Desmembrando possibilidades

Eu já estive nos dois lados: sou jornalista e já atuei como assessora de imprensa; além de ser empreendedora e usar a mídia pra me impulsionar. Por isso, posso te contar um segredo, miga? É a mídia quem precisa da gente. Ela carece de conteúdo único e original, assim como você é!

Aqui vai uma lista de possibilidades pra você ser/fazer para ter destaque na mídia:

  • Colunista (portal ou jornal)
  • Redatora (blog ou portal)
  • Entrevistada (fonte para entrevistas)
  • Apresentadora (programa de rádio ou TV)
  • Quadro semanal (programa de rádio ou TV)
Júlia Mendonça imprensa
A empresária de finanças, Julia Mendonça, é colunista do portal UOL | Foto: Reprodução

Empreendedora na mídia

Tá, miga, mas como faz? Não é tão difícil quanto você pensa. Lembre-se que estou falando como jornalista agora, então segue um passo a passo completo pra você ganhar um espaço mais do que merecido!

1. Listagem de veículos e mídias

Arregaça as mangas, miga! Chegou a hora de você listar os veículos de mídia na seguinte ordem: regional, estadual e nacional. Mas é nessa ordem mesmo, viu? Acima de tudo, lembre-se de listar os veículos que tenham valores iguais ao seus. Aqui vale canal de TV, rádios, portais, blogs… Ou seja, todas as mídias que fazem sentido pra você.

Empreendedora na mídia

Se você quer ser redatora/colunista para algum desses portais, basta escrever um e-mail para o mesmo e aguardar resposta. Aliás, a dica aqui é enviar um texto seu anexado para facilitar. No entanto, se quer ser entrevistada, aparecer na TV ou rádio, vamos para o próximo tópico!

2. Seleção de pautas

Grande parte dos veículos trabalha com antecipação para fechar a redação e publicar. Uma dica de assessora de imprensa é: ligue para cada portal e confira qual a data da reunião de pauta. Assim, você sabe em qual dia pode mandar conteúdo e que provavelmente entrará no ar.

Depois, basta você preparar um release sobre o assunto que quer discorrer na entrevista e enviar à redação. A Mari Oliveira é especialista em marketing culinário e preparou um release incrível do seu trabalho. A Mari aproveitou um assunto do momento – a economia na pandemia – e se utilizou disso para se posicionar como especialista. Sensacional, né, migas?

Agora, o processo é fácil, enviar e torcer! Se o release for de valor, vai entrar no ar! Já pensou em aparecer na TV? MIGA DO CÉU!

3. Fazer o famoso clipping

Clipping é o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções suas feitas na mídia. Portanto, fazer seu clipping é arquivar todos os links, áudios e reportagens nas quais você teve destaque. Isso é usado para gerar ainda mais autoridade para seu nome, miga! Não perde nada, viu? Faz uma planilha no Excel e partiu dominação mundial!

Camila Vidal empreendedora
Moving Girls ganha destaque no portal IG Santos | Foto: Reprodução

Mantendo a prática

Ganhar espaço na mídia não é difícil, miga. A única coisa que você precisa agora é manter essa constância e, sempre que surgir a oportunidade, ter mais espaço. Inclusive, já pensou em apresentar um programa de rádio estilo Nathalia Arcuri? O céu é o limite para uma empreendedora que constrói sua própria história.

Millennial com orgulho, disruptiva e apaixonada por impulsionar mulheres a serem autoridades e monetizarem seu conhecimento na internet!

Post a Comment