Top

Como transformar um sonho em um objetivo

Já falei diversas vezes aqui a importância de criar um plano de ação e como isso pode impactar positivamente nos seus objetivos, mas, muitas vezes por conta da rotina corrida e da falta de paciência, deixamos isso de lado. Bobagem! O negócio mesmo é fazer acontecer. E de fato, nada acontece se você não colocar a mão na massa. Eu costumo dizer que um planejamento sem a ação será sempre um planejamento fracassado, mas o mesmo serve para o sentido contrário. Nenhum dos dois extremos é bom, não adianta você fazer as coisas sem saber qual caminho está seguindo e não adianta você se planejar a vida toda e nunca colocar nada em prática. Aqui, você vai aprender a transformar um sonho em um objetivo. Vem comigo, miga!

transformar sonho em objetivo

Se você não sabe a diferença entre sonho e objetivo te recomendo ler o post onde falo sobre a diferença entre deles. Ele pode te auxiliar na leitura desse aqui. Hoje vim te mostrar que se planejar não é um bicho de sete cabeças e que você pode muito bem transformar um sonho em um objetivo sem muito trabalho, apenas fazendo umas perguntinhas para você mesma. Vamos lá?

Qual é o seu porquê?

Eu sei, parece óbvio, e é! Mas o que é óbvio para você pode não ser para outra pessoa. Quando você começa algo novo, um projeto para atingir seu objetivo final começa de uma forma empolgada, né? Toda motivação e cada conquista alcançada se tornam muito para você, mas a real é que não será todos os dias assim.

Terá dias em que você vai estar desanimada, que mesmo com tempo não vai querer movimentar um palito por aquele objetivo, vai achar que nada está dando certo e que tudo está uma bagunça. E sabe o que vai te fazer levantar a bunda da cadeira e fazer acontecer nesse dia? A disciplina. Quando você tem um porquê bem definido, você consegue ter disciplina com mais facilidade.

Lá no fundinho você sabe o que quer e sabe por que quer aquilo! E quando você se lembrar disso, vai ter disciplina para fazer suas atividades, mesmo que não esteja 100% motivada. Se você tem dificuldade em definir o seu porquê, tente começar com perguntas como:

  • Qual diferença isso vai fazer na minha vida?
  • Por que é tão importante?
  • Quais oportunidades isso vai me trazer?

Quem está envolvido no seu objetivo?

Logo depois, é hora de trazer informações para transformar seu sonho em objetivo. O primeiro passo é definir se tem alguém envolvido: você precisa de mais alguém para realizar esse objetivo? Alguém vai estar junto com você?

Vou te dar um exemplo: Se você quer fazer um intercâmbio, precisa pensar se mais alguém irá junto com você ou se irá sozinha. Seu objetivo pode ser: ”Quero fazer um intercâmbio sozinha”; ou também pode ser: ”Quero fazer um intercâmbio com fulano de tal”.
Pode não parecer, mas essa é uma etapa importante do processo, você precisa saber se a outra pessoa está disposta a realizar isso com você. E se for fazer sozinha, precisa estar preparada para isso. Vamos ao próximo passo?

Onde irá realizar?

Isso tem um local? Se for uma viagem acaba sendo mais fácil de definir, mas se não for, você pode definir o local como uma passagem, se não for algo determinante no seu objetivo. Como por exemplo: ”Quero me tornar bem sucedida”. Você não tem um lugar específico que pode mudar tudo, então o objetivo pode se tornar: ”Quando me tornar bem sucedida, quero estar morando em…”
Claro que existem outros fatores que você precisa analisar para saber quando esse ”bem sucedida” vai se realizar (aqui entra a importância de ter uma meta SMART e torná-la mensurável, para você saber quando a atingiu), mas você já pode definir um local para quando isso acontecer.

Qual é o prazo?

Essa é uma das etapas mais importantes! O ser humano já posterga por natureza, imagina se não tiver um prazo… lascou. É nessa hora que você define quando isso vai acontecer. Se for algo muito distante da sua realidade e que exige várias etapas, você não precisa ter um dia exatamente. Mas é interessante ter ao menos o mês e o ano definidos.
O prazo faz com que a gente crie um compromisso com nós mesmas e nos desafie a tornar isso real até aquela data, o que pode não acontecer se não houver um prazo.

Quanto custa?

E agora, quanto isso vai te custar? Agora é hora de pensarmos no financeiro e colocar na ponta do lápis tudo aquilo que teremos de despesa. Voltando ao exemplo da viagem, nessa hora você precisa pensar como um todo: Quanto vai gastar com hospedagem, com comida, com passagem, com transporte. É nessa hora que tornamos isso real e definimos um valor para poder realizar esse objetivo.

Pronto! Se você respondeu a essas perguntinhas sabe que o seu sonho deixou de ser apenas um querer e se tornou um objetivo. Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Afinal, toda moving girl tem centenas de sonhos prontos para se tornarem objetivos de grandes negócios. Espero que tenha ajudado você nessa jornada!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment