Top

Como tirar ótimo proveito de um curso online

É, migas, a era EAD chegou, cada vez mais e com força nessa pandemia (viciadas em estudos online, me add). E se você quer saber como aproveitar bem um curso online já pega os aprendizados e dicas abaixo.

Você sabia que a ideia de estudos a distância não é “de hoje”? Sim, segundo estudos no século XVIII, um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA) e então o EAD surgiu em 1728 e foi expandindo. Só para você ter uma ideia da popularização dos estudos a distância: atualmente mais de 1,5 milhão de pessoas só no Brasil estudam via EAD.

Essa popularização do EAD e dos cursos online ganhou ainda mais força por conta do cenário de pandemia mundial que estamos vivendo: segundo a Catho Educação, ocorreu um aumento de 68% nas inscrições para cursos a distância ou semipresenciais nos primeiros meses da pandemia. Isso se explica facilmente por ser o único meio 100% seguro de estudar nas condições atuais.

Portanto, se você chegou nesse “mundo” agora ou mesmo se já era adepta aos estudos EAD, sabe que é bastante desafiador esse modelo de estudos. Logo, além de organização e disciplina, existem mais dicas e assuntos que você precisa saber para aproveitar bem um curso online. Vamos a eles!

1. Organização

Primeiro, saiba que com desafios e adaptações, sim, é possível estudar, aprender e aproveitar um curso ainda que a distância. O primeiro passo é organizar sua rotina e demandas para ter um momento para o seu estudo. Com uma rotina corrida e sempre conectada, você precisa entender seu melhor momento para estudar e já deixar na agenda a “pausa para estudo”.

2. Disciplina e foco

Não é só marcar na agenda: “curso X às 13 horas” e sentar para estudar um dia ou outro; tem que ter disciplina e constância também. Você precisa entender que estudo é processo e que um curso online vai despender muita atenção e foco de você durante esse processo. Por isso, cumpra esse ritual na hora de estudar para realmente se dedicar à aula online e ter resultado:

  • Reserve na sua agenda 20 minutos antes de estudar para descansar, organizar seu espaço de estudo, separar água, materiais, algum lanche e fazer seu cérebro entender que é hora de estudar rsrs;
  • Ao sentar para estudar, verifique se tudo o que você precisa está próximo de você: carregador, água, lanches, materiais, etc. Mais do que isso, o ponto de atenção é: qualquer detalhe que tire seu foco e não seja essencial no momento está longe? Ótimo! #partiuestudar;
  • Durante o estudo, concentre-se apenas no que você está ouvindo e vendo. Esteja presente no momento, e se precisar pause o vídeo, faça anotações e anote suas dúvidas;
  • Conheça os métodos de estudos, aplique e entenda o que melhor funciona para você. Assim, com um método certo, organização e planejamento, você garantirá produtividade e terá mais resultados;
  • Estude! Independente do ritual antes do estudo, do seu planejamento, do seu anseio, apenas garanta uma coisa a si mesma: estude! Sabe aquela sensação do “consegui”? Então, nem que seja muito, pouco ou ainda imperfeito, cumpra esse compromisso com você mesma, miga.

Ok, acredito que até aqui você entendeu que é muito sobre organização e planejamento e de lembrar do teu objetivo de sentar para estudar e realmente fazê-lo.

3. Aproveitar bem um curso online: tudo!

Entenda tudo o que o seu curso oferece: fóruns, grupo para envio de dúvidas, revisão de matérias, contato com o professor, enfim entenda quais são os canais de comunicação e todas as suas possibilidades de estudo e aproveite-as bem para aprender. Como? Utilizando-as de fato! Seja em determinados momentos ou sempre que sentir necessidade.

4. Interaja

Outro ponto muito interessante e que precisa acontecer de forma adaptada no ambiente online é essa troca entre as pessoas: a interação. Por isso, busque interagir com os colegas e se isso não for possível, você pode interagir com você mesma rsrs ou com pessoas mais próximas sobre o que você está estudando/aprendendo. Que tal contar ou ensinar alguém?

Nesse sentido, você pode entrar em comunidades sobre o assunto que você está estudando, grupos no Facebook, whats, enfim, o objetivo é realmente trocar e “colocar pra fora” de alguma maneira o que você está absorvendo. Outro objetivo é buscar e saber mais sobre o curso online que está fazendo ao realizar tal ação.

5. Informações correlatas

Nesse panorama, cruze informações do mesmo universo que está estudando. Isso aumenta sua visão sobre o assunto, você aprende mais e estuda de uma forma legal também. Eu faço assim: sempre que estou estudando, gosto de fazer anotações de palavras que eu não sei, de insights que o professor deu na aula… ou seja, qualquer informação que possa puxar um gancho pra me ajudar no futuro.

Daí, ao seguir isso, você pode incluir no seu cronograma de estudos um momento para revisar a matéria ou rever os principais pontos da sua semana e já bater o olho nessas informações. Por experiência própria, é tanta descoberta interessante que você vai ter, que compensa muito alimentar essas ideias para melhor apreensão do assunto.

6. Complemente seus estudos

Ainda sobre complementar os estudos para além do curso online, você pode buscar referências como livros, filmes, pessoas para seguir, resenhas, artigos, podcasts, colegas de área, outros professores, outros cursos, enfim, são tantas possibilidades que vale entender como você pode complementar o que está estudando para “fechar redondo” seu curso online. Dá uma olhadinha nessa live incrível aqui pra ficar mais claro pra você.

7. Aplicabilidade

Por fim, de nada vai adiantar se você só estudar, só consumir e não aplicar. Logo, não adianta, miga, você não é um museu para guardar obras ou um dicionário só para acumular referências. Assim, é até meio óbvio dizer que você adquiriu um curso online para aprender algo, mas com certeza você o adquiriu para aplicar (no seu negócio, na vida etc). Então, aplique ao máximo tudo que absorver.

Em suma, miga, se jogue! Foque e estude e execute o que aprendeu. Mesmo que existam muitas diferenças entre o estudo presencial e o EAD, a essência ainda é a mesma: você precisa estudar, então vai fundo que a dominação mundial chega!

E se eu puder te indicar um curso TOP para você fazer agora mesmo e que vai te salvar em qualquer momento do seu negócio, eu te indico esse aqui da Moving.

Um beijo e até o próximo post!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Deixe-nos um comentário, miga!