Top

Como ter uma mente milionária

Ao longo dos anos de estudos e de atendimentos financeiros que realizo, uma pergunta aparece com grande frequência: “como posso me tornar uma pessoa milionária?”. Muitas pessoas entendem que esta pergunta pode ser uma metáfora para atingir a prosperidade; outras realmente desejam chegar ao primeiro milhão em riqueza financeira. Se você é uma dessas pessoas que já se perguntou isso, aqui você vai entender de uma vez por todas como ter uma mente milionária para se tornar uma pessoa próspera.

O que é ter uma mente milionária?

A maneira como a mente entende e resolve os problemas é muito subjetiva e particular. Cada uma de nós pensa e age de forma diferente. E isso acontece porque cada pessoa se baseia nas próprias vivências e experiências. Isso faz com que tenhamos gostos e opiniões diferentes. Um bom exemplo é a opinião que cada miga vai ter da mesma coisa: temos gostos diferentes sobre determinado look, ou alguma comida, ou sobre um livro. Umas podem amar, outras nem tanto. E ainda bem que temos esses gostos diferentes, né?!

Desta forma, ter uma mente milionária não tem relação somente com chegar ao primeiro milhão, pois tenho certeza de que você já ouviu falar de pessoas que ganharam na loteria ou que venceram reality shows, mas que ainda assim voltam à pobreza. Pode parecer doidera, mas isso acontece, miga! É real! E rola porque essas pessoas não estavam com a mente preparada para lidar com essa quantia em dinheiro.

A mentalidade sobre o dinheiro

Portanto, podemos afirmar que ter uma mente milionária está diretamente associado com a mentalidade que você tem sobre o seu dinheiro. Se você acredita que pode gerar determinado valor em dinheiro com o seu trabalho – e que isso é o suficiente – sua mente vai funcionar para que você atinja este objetivo. Melhor pensar alto então, né, miga!

Então, aqui entra a sua vivência: se você voltar lá à sua infância, lembre-se que existia um modelo de funcionamento de dinheiro na sua família. Se as pessoas com quem você convivia eram acostumadas a poupar dinheiro, ou se elas tinham o costume de ser endividadas, inconscientemente a sua mente pode seguir este mesmo modelo. A probabilidade é grande! E isso faz com que você gere vícios de mentalidade que te afastam ou que te aproximam da abundância e da prosperidade.

Como ter uma mente milionária

Para ter uma mente milionária é necessário revisar – e até mesmo mudar – os seus conceitos sobre o dinheiro e adotar hábitos de pessoas bem-sucedidas. Pronto, miga, é “só” isso! Mas calma que agora nós vamos falar melhor sobre essa coisa toda de mudar conceitos!

Não é uma coisa que acontece da noite para o dia. É necessário algum estudo, autoconhecimento e às vezes terapia pra isso – ainda bem que contamos com um guia da nossa psicóloga maravilhosa aqui no blog! Definitivamente ter uma mente milionária está ao seu alcance sim e não aceitamos nada menos que isso para a dominação mundial!

mulher ponderando, pensando no dinheiro e nas finanças, Moving Girls, Janile Soares Como ter uma mente milionária.

Hábitos e conceitos das pessoas bem-sucedidas para ter uma mente milionária:

  • Aprenda sobre educação financeira. Estude! Isso vai ajudar na sua organização financeira e na liberdade de escolhas. Saber o que fazer com o seu dinheiro e otimizar a sua renda é essencial!
  • Determine o que significa ser rica e por que isso é importante para você. Podemos falar sobre a riqueza em bens materiais, mas lembre-se da prosperidade também, já que de nada adianta ser rica e infeliz, ou ser rica e não ter saúde, etc… E tenho certeza de que você quer fazer parte do time de migas lindas, ricas, elegantes e sinceras!
  • Pense no longo prazo. A sua mente tende a ser imediatista e isso faz você comprar coisas que nem precisa tanto, em vez de poupar dinheiro para o futuro. Treine a sua mente para uma conquista grandiosa!
  • Foque na geração de patrimônio e na qualidade de vida. De nada adianta ser mega bem remunerada e não saber o que fazer com essa grana, como gastá-la com qualidade! Aliás, essa é uma das coisas mais importantes: pessoas com mente milionária fazem mais renda com a sua própria renda, ou seja, elas investem em ativos, que são bens que geram mais renda e que fazem o dinheiro trabalhar para elas. Um exemplo prático aqui é: quanto você reinveste no seu negócio?
Imagem da mão da mulher com unhas vermelhas contando dinheiro. Post como ter uma mente milionária.

Os Segredos da Mente Milionária

Existe um livro que vai contribuir muito para que você entenda sobre a construção da mente milionária. Ele se chama Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker. O autor é um empresário e palestrante motivacional canadense, que conquistou o mundo com a sua história de vida e seus cursos sobre as leis espirituais do dinheiro.

O livro é dividido em duas partes: na primeira, o autor fala sobre “o seu modelo de dinheiro” e fala sobre as crenças que trazemos desde crianças e que introduzimos na nossa vida como um hábito; na segunda parte, traz “os arquivos de riqueza – dezessete modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas”. 

O indivíduo é responsável pelos seus resultados

O foco dele é mostrar como o próprio indivíduo é responsável pelos seus resultados e como é possível substituir uma mentalidade destrutiva por “arquivos de riqueza”, que são modos de pensar e de agir que nos levam aos resultados. O livro traz “princípios de riqueza” e as “declarações”, que são frases que o autor convida a repetir ao longo do livro, levando essas mensagens não só para o universo, mas também para o seu subconsciente. O autor também ensina como administrar eficientemente o dinheiro e fala sobre o controle da pessoa sobre as suas finanças e em como não deixar que elas dominem você.

Eu confesso que demorei demais para começar a ler este livro, mas depois ele se tornou um livro de cabeceira para mim. Assista a como funciona a reprogramação das crenças que nos levam a agir de determinada forma atualmente e que nos levam a ter o modelo de dinheiro que temos na nossa vida. É impressionante!

O autor recomenda que seja lido uma vez ao mês ao longo de 1 ano. Claro que fica complicado, mas sugiro que você leia e depois dê, ao menos, uma “passada de olho” uma vez ao mês para lembrar o que foi aprendido. E vale a pena ler sempre que possível.

Após essa conversa rica, a gente sempre lembra de alguém que precisa ler também, então compartilha esse post com aquela miga que você quer ver milionária junto com você! Esses ensinamentos podem ser tratados não só nas finanças, mas em todos os aspectos da sua vida! Então, bora trabalhar essa mente aí, miga!

Me conta se isso faz sentido para você!

Beijos, até a próxima e que, no vermelho, fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Deixe-nos um comentário, miga!