Top

Como sobreviver às chamadas de vídeo?

Reunião da empresa, bate papo com as migas e até festas. Devido ao distanciamento social, quase tudo se transformou em chamadas de vídeo, por ser praticamente a única opção no momento, mas chega uma hora que ninguém aguenta mais!

Criança chorando
Depois da 5ª chamada de vídeo no dia

Esse cansaço já ganhou até nome: “zoom fatigue”, em referência a um dos aplicativos de videoconferência mais populares atualmente.

Primeiro é necessário entender que por mais semelhante que seja não é igual a uma reunião presencial, ela precisa de adaptação e habilidades diferentes.

Comunicação não verbal

A expressão corporal não é tão acessível nas chamadas de vídeo, o que afeta a comunicação como um todo. Isso acaba facilitando o desengajamento na reunião, principalmente quando há muitas pessoas participando, pois se torna bem difícil acompanhar o comportamento de todos.

Você caiu?

Se com uma boa conexão as chamadas de vídeo já geram estresse, isso se intensifica a medida que a qualidade da conexão piora. Se você depende das chamadas de vídeo para trabalhar, contratar uma internet boa pode mudar completamente a sua experiência com esse formato. A plataforma utilizada também vai ter papel importante nisso.

Descontração

Esse é um fator significativo e muitas vezes deixado de lado. A descontração do ambiente de trabalho é quase zero durante as reuniões via chamada de vídeo e as conversas sobre assuntos que não são relacionados diretamente ao trabalho quase não existem. Mesmo conversas paralelas sobre o assunto com o colega sentado ao lado não acontecem mais.

Efeito espelho

Outro ponto que só acontece nas reuniões online é o fato de olhar pra si mesmo enquanto a reunião acontece. O que tende a nos distrair mais do que outros fatores, aumentando a preocupação com a aparência física durante a conversa, e não apenas antes dela como normalmente aconteceria.

Mulher utilizando chamada de vídeo como espelho

Ambiente

A maioria das pessoas não trabalhava de forma remota e por isso não tem um ambiente adequado pra trabalhar em casa. A maioria das empresas tinha um espaço preparado exclusivamente para a reunião, no qual não era possível “pausar” sua participação mutando o áudio ou desligando o vídeo. Entretanto, atualmente o ambiente tem pouco a ver com a reunião que está acontecendo e facilita a distração. Ainda mais com outras pessoas em casa, televisão ligada e fácil acesso ao celular durante a conversa, por exemplo. Prepare seu ambiente pensando em como organizar seu ambiente externo ajuda também a organizar seu ambiente interno e facilitar o foco.

Multitarefas

Se durante uma reunião presencial você parava tudo para estar ali, a reunião online possibilita fazer outras coisas enquanto a reunião acontece. Mas isso é péssimo e tem efeitos mais significativos do que aparenta! Nosso cérebro não foca em duas coisas ao mesmo tempo, na verdade ele alterna o foco muito rápido a ponto de não percebermos isso acontecendo, mas essa troca de foco provoca mais cansaço e a aumenta a sensação de ter entendido pouco sobre aquela conversa, porque provavelmente você só prestou atenção em metade do que foi falado, a outra metade seu foco estava em outro lugar. Evite tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, não só durante as chamadas de vídeo, o tempo todo.

Poderia ter sido uma mensagem

O famoso uma reunião que poderia ter sido um email agora é uma chamada de vídeo que poderia ter sido uma mensagem. Antes de marcar uma reunião via chamada de vídeo, que dificilmente dura menos que 30 minutos, avalie se uma mensagem ou ligação telefônica não resolveria a situação.

Exposição à telas

O tempo de exposição à telas aumentou significativamente, tanto a trabalho quanto lazer. Isso afeta o bem estar em geral, podendo provocar cansaço visual e alterações no ciclo do sono pela exposição à luz branca. Aproveita e dá uma olhadinha nesse guia do sono pra te ajudar ainda mais com esse assunto.

Planejamento é tudo

Sempre que possível ajuste sua agenda evitando muitas videoconferências em um dia, e nenhuma no dia seguinte, por exemplo. Equilibre sempre que possível e evite agendar além do horário de trabalho, não é porque você está em casa que precisa estar trabalhando o tempo todo.

Como sobreviver?

É importante reconhecer que nesse momento as opções são limitadas, e nem todos os pontos serão 100% resolvidos, como a comunicação não verbal. Reconheça suas dificuldades e limitações no momento, se adapte como for possível e lembre que tudo isso vai passar.

Caso o seu trabalho exige muitas videoconferências independente da pandemia, considere seriamente diminuir o tempo de telas no seu tempo livre, substituindo por outras atividades, e priorizando encontros presenciais quando for possível.

Se você é uma Moving Girl que coordena uma equipe converse sobre esse assunto com eles, entenda as dificuldades que cada um enfrenta e como estão lidando com cada uma delas, defina sempre duração e pauta principal das reuniões e evite agendar fora dos horários de trabalho definidos, faça isso por você e por eles.

Se cuida, miga! <3

Beijo chamadas de vídeo

Uma psi descomplicando a saúde mental & falando sobre autocuidado, autoconhecimento e todos os outros auto's que só você pode fazer por você. Empreendendo 100% digital com terapia online e mentoria para outras psis. Sou psicóloga clínica (CRP 12/15901), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Post a Comment