Top
Como separar o dinheiro pessoal e o da empresa A Economista de Batom Moving Girls

Como separar o dinheiro pessoal e o da empresa?

Você sabia que separar o dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa pode evitar um desastre no seu negócio? Por falta de educação financeira e de organização, muitos empresários acabam perdendo o controle ao cometer este erro: misturar as contas pessoais com as finanças da empresa. E aqui você vai saber o que fazer para não ter esse tipo de problema.

O país mais fechou empresas do que abriu nos últimos anos, segundo dados do estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portanto é essencial que cuidados com as finanças sejam prioridade entre as empresárias que desejam alcançar a dominação mundial. Porém, muitas acabam cometendo o erro de misturar as finanças pessoais com o dinheiro da empresa e, assim, comprometem o planejamento financeiro das duas partes.

Assim, saber lidar com as receitas e as despesas com inteligência financeira torna-se indispensável. Muitas vezes, os custos são a gasolina do próprio veículo que é utilizado para fazer visitas a clientes, por exemplo, que saem do caixa errado; outras vezes, os almoços de negócios, eventos de networking, cursos e mentorias, e por aí vai… E de qual caixa sai esse dinheiro: da conta pessoal ou da empresa? Não dá pra pagar a conta de luz de casa direto com o dinheiro do caixa da empresa, né, sua linda!

Gif da série Friends que mostra uma pessoa sentando-se no meio de outras duas para separá-las em alusão a separar o dinheiro pessoal e da empresa.

O que fazer para separar o dinheiro pessoal e o da empresa?

Reconhecer de onde vem o dinheiro e para onde ele vai já é um grande passo para a organização financeira. Mas é essencial que você saiba também que separar as contas é importantíssimo para conhecer o verdadeiro resultado do seu trabalho. Então agora você, que é linda, rica, elegante e sincera, vai saber o que fazer para separar o seu rico dinheirinho e o da empresa.

Contas separadas

Tenha em mente que o dinheiro que entra como receita seja da SUA empresa não vai todo para você! O dinheiro precisa ser previsto e planejado para as despesas do negócio, como pagamento de salários e serviços dos seus colaboradores (se for o caso), pagamento a fornecedores, impostos, reserva de emergência da empresa, investimentos, cursos profissionais e mentorias, as despesas fixas, etc. Por isso separar o dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa é tão importante!

Determine o seu pagamento

Outro controle importantíssimo é que a empresária estipule um pró-labore e uma data específica para o seu pagamento – igual à data de pagamento do salário, sabe? Isso é importante para que se evite retiradas extras do caixa da empresa e a bagunça no controle financeiro. Além de que, desta forma, ficarão mais visíveis os ganhos da empresa e, assim, as despesas pessoais serão pagas a partir do valor do pró-labore (seu pagamento!).

Para facilitar esta parte, é melhor que você já tenha conhecimento do seu orçamento pessoal e do orçamento da empresa. Caso ainda não o tenha, faça esse acompanhamento em controles diferentes: em planilhas diferentes, em cadernos diferentes, em aplicativos, ou outro sistema.

Dicas para quem está começando a empreender

  • Faça a separação desde o início. E não deixe para depois! Assim você evita que vire uma “bola de neve” e que fique cada vez mais complicado separar as contas pessoais e da empresa.
  • Comece com contas correntes separadas. Hoje a abertura de conta para quem tem empresa (seja MEI ou Pessoa Jurídica de outro porte) é facilitada nas instituições financeiras. Veja na instituição que você já usa como é abrir conta para CNPJ.
  • Em determinada data do mês retire o seu pagamento, este será o seu “salário” (o pró-labore que falamos antes).

E quem já misturou as contas, dá pra separar?

Claro que sim! Se você precisou retirar dinheiro da empresa para alguma emergência financeira particular, a dica é tratar como se fosse um empréstimo e devolver o quanto antes ao caixa da empresa. Essa medida faz com que o planejamento financeiro do seu negócio não fique prejudicado e você saiba quanto a sua empresa está gerando de lucro.

E se eu injeto dinheiro pessoal na empresa?”

Muito cuidado também ao usar o dinheiro pessoal para cobrir despesas da empresa, pois ela deve dar retorno e ser lucrativa. Se você sempre se mantiver investindo, não ficará claro o momento em que a empresa deu resultado positivo. Ter as contas separadas facilita a identificação de quem está investindo mais na empresa: se é a pessoa física, ou se é a empresa dando o retorno. E você também fica sabendo se precisa tomar medidas para o seu negócio dar lucro.

Com estas medidas é possível perceber que a saúde financeira da empresa e a pessoal vão melhorar muito! E você poderá criar novas estratégias para atingir metas e objetivos específicos para cada âmbito da sua vida: o pessoal e o profissional.

Se você tiver alguma dúvida, sempre conte comigo, pois posso te ajudar como especialista na área econômica e financeira.

E me conta aqui se você já passou por isso, ou se essa dica te ajudou de alguma forma!

Um grande beijo, até a próxima, e que no vermelho fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Post a Comment