Top

Como se destacar em um estágio

Você sabia que hoje, dia 18 de agosto, é dia do estagiário? Pois é, miga, e se você quer saber como ser uma estagiária top e ganhar a tão sonhada efetivação no estágio, vem comigo! Ah, aplica esse post com carinho, hein!

Primeiro, parabéns pelo estágio e por começar essa jornada no mundo do trabalho. Saiba que apesar de uma fase pesada em termos de rotina entre estudo e trabalho, é um começo muito importante na vida de qualquer pessoa que está trilhando essa trajetória. Por isso, desde já, quero te desejar muita força e resiliência e que você aproveite e absorva todos os aprendizados possíveis.

Dito isso, te convido a refletir a sua realidade no estágio e, para isso, vou trazer algumas provocações que possam te ajudar a pensar em como alavancar sua carreira (sim, enquanto estagiária).

Pupila do chefe – preciso ser?

Para responder a essa pergunta, reflita sobre a sua vaga, atribuições, demandas e a sua área no estágio. Como foi sua entrada no estágio? Você passou por uma seleção difícil ou teve alguma indicação? A empresa em que você está trabalhando é grande ou pequena? Como é seu relacionamento com os colegas de trabalho e a quem você responde diretamente?

Por meio dessas respostas, te convido a refletir também sobre suas habilidades e todas as entregas que você tem realizado durante o período de trabalho. Qual é o seu nível de satisfação perante isso? E os feedbacks do seus superiores? Você sente que está acima das expectativas?

Ok, miga, respondido isso, posso dizer que necessariamente ser a pupila do chefe não vai te levar à efetivação (tô sendo realista).

Dessa forma, mais do que ser a estagiária “puxa-saco”, você precisa se destacar pelas suas competências e comprometimento. Acredite, um trabalho bem feito justifica, argumenta e vale mais do que mil palavras e elogios. Assim, prefira ser reconhecida por algo que você faz muito bem. Com isso, você ganha reconhecimento e destaque no seu estágio – ponto para você!

Mas como se destacar no estágio?

Afinal, essa é a pergunta que não quer calar e se você chegou até aqui é porque está faminta para atingir esse objetivo. Tendo em mente os pontos anteriores, a principal dica é demonstrar interesse. Quanto mais você demonstrar curiosidade, cuidado e preocupação com as suas demandas, mais as pessoas ao seu redor irão notar isso e contar com você.

Dessa maneira, ser uma pessoa interessada no ambiente de trabalho, te traz destaque e a confiança das pessoas. Seja lembrada como alguém acessível e disposta e construa esse legado. Você irá perceber que, com o passar do tempo, as pessoas vão te procurar ou te passar novas atribuições simplesmente por essa vontade em querer aprender e contribuir.

Além do interesse, se mostrar humilde também é importante. Lembre-se que você está em uma fase de aprendizado. Mais do que contribuir, você está ali unindo os conhecimentos adquiridos na faculdade e por outros meios, além de estar aprendendo com profissionais, então, não hesite em pedir ajuda e levantar a mão, miga.

como se destacar em um estágio

Outra dica bacana é estar atenta a tudo que você faz. Sabe aquele job passando na sua mão e sobre o qual você tem um palpite que é certeza que vai somar e contribuir? Encontre uma maneira de expor, de trazer e de apontar como algo construtivo. No meu último estágio, minha chefe me chamava de “olhos de águia” porque eu era a estágiaria “topetuda“: qualquer erro ortográfico ou qualquer oportunidade de melhoria eu tava lá pra consertar rs.

Por conseguinte, outro ponto importante é estar atualizada sobre coisas relacionadas ao seu trabalho, área de atuação e o mercado da empresa em que você faz estágio. Isso evita que você se sinta perdida em rodas de convesas, por exemplo e também é um ponto agregador em conhecimento, até uma forma de empoderamento para te deixar mais segura nessa posição.

Eu poderia, ainda, te dar dicas em termos de respeito, empatia etc, mas eu tenho certeza de que essas informações já estão intrínsecas em você.

Enfim, tudo que eu trouxe aqui foi baseado em experiências reais que derão muito certo.

Então, destaque é igual à efetivação, né?

Infelizmente, sendo sincera, não, miga. Você pode ter muita determinação e focar na efetivação, guiar todas as suas ações para isso, mas para alcançar esse objetivo existem muitas outras interferências (uma política de RH clara na empresa, um programa de estagiários sólido, vaga na área etc) e algumas não estão ao seu alcance.

Então, meu último conselho é que você jogue duro, trabalhe bem e vá para cima para se tornar uma mega profissional, deixar um legado ao assumir uma nova posição ou empresa, mas que não mire apenas na efetivação, ok? Aprenda, contribua, divirta-se na jornada, mas não deixe os seus dias serem pautados em um único objetivo: efetivação. Palavras de quem já passou por isso.

Eu te desejo um estágio que te valorize e faça seus olhos brilharem para ser a porta de entrada de uma carreira incrível!

Um brinde ao nosso dia, beijos e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment