Top

Como levar o seu negócio para o TikTok em 2021

Miga, você já usa o TikTok? O aplicativo de vídeos ganha mais visibilidade a cada dia, principalmente depois da quarentena. O TikTok já supera mais de 1 bilhão de downloads e a empresa criadora fechou 2020 valendo mais do que a Uber. Sendo assim, vou te falar como levar o seu negócio para o TikTok em 2021.

Apesar de ser uma plataforma de público jovem, vemos várias empresas e grandes nomes criando conteúdo para o TikTok. Sempre de forma sutil e divertida, como manda o conceito do aplicativo. Muito mais do que dancinhas e vídeos engraçados, é trabalhando com sutileza no marketing que as empresas estão entrando na plataforma e ganhando mais espaço para divulgar sua marca.

Como levar seu negócio para o TIkTok em 2021

Se faz sentido para a sua empresa estar no TikTok, vale ter em mente alguns pontos. Os negócios que chegam hoje no TikTok encontram o mesmo cenário do Instagram de 5 anos atrás: poucos concorrentes do mesmo nicho, mas com uma possibilidade enorme de crescimento. E os conselhos para quem quer colocar seu negócio no TikTok são basicamente os mesmos para quem utiliza o Instagram. Ser consistente e constante na plataforma, fazer testes para ver o que funciona e o que não, se inspirar nos demais usuários, porém sendo único no seu conteúdo e principalmente tendo paciência para obter resultados.

Estratégias de Marketing e sua empresa no TikTok em 2021

Os conteúdos postados no TikTok são mais de Topo e Meio de Funil. O objetivo é construir uma audiência para a sua marca e uma rede de relacionamento com os consumidores. Especificamente, o tipo de conteúdo viral que são postados no TikTok facilitam a construção do Branding da sua marca e da divulgação disso. Através dos vídeos você consegue construir uma voz para sua marca, levando até a sua audiência as suas bandeiras e valores, que ao se identificar com eles se tornará fiel à marca.

Para o seu calendário editorial de conteúdo na plataforma, você pode usar o que ela oferece. Não precisa ser um expert em vídeos e nem investir em equipamentos. Uma boa ideia é usar os desafios e dublagens que estão alinhados à sua marca. O conteúdo já está sendo viralizado e assim, você pode usá-los a seu favor.

Case de Sucesso: Fenty Beauty no TikTok

A Fenty Beauty, marca de produtos de beleza e maquiagem da Rihanna, já conta com mais de 700 mil seguidores no TikTok. Seguidores esses, extremamente engajados com a marca na plataforma.

Os vídeos da marca na plataforma mostram como os produtos podem ser usados, quais suas características e como se comportam nos mais diferentes tipos de pele. Todos editados ao som dos hits em alta entre o público da marca. Os vídeos da Fenty Beauty parecem ser casualmente produzidos, sem nenhuma produção mirabolante. Apenas os produtos sendo utilizados, em um marketing extremamente sutil.

Tudo faz parecer que os vídeos são apenas para entreter o público, mas sabemos que existe um interesse comercial muito bem trabalhado.  E todas essas estratégias vêm sendo bem aceitas pelos usuários do TikTok.

@fentybeauty

5 min makeup! ⏰ Get our NEW Pro Filt’r Powder Foundation on DEC 26 at fentybeauty.com ✨ @jenniferdiaz_ #wishlist #makeup #beauty

♬ original sound – Fenty Beauty

5 dicas de como levar o seu negócio para o TikTok em 2021

1. Explore a plataforma e não desista

Se você não está familiarizada com o TikTok ou com edição de vídeos, pode se assustar de início. Mas, as funcionalidades são mais simples do que parecem e se você explorar tudo o que a plataforma tem a oferecer e não desistir, pode ter ótimos resultados para o seu negócio. Vale até mesmo ver alguns tutoriais de como fazer e aproveitar tudo o que o TikTok tem a oferecer.

2. O Algoritmo a seu favor

Quando você produz conteúdo para um segmento específico, você atrai muita gente interessada no assunto do seu vídeo. Além de atrair público, o algoritmo facilita as interações com o seu conteúdo, melhorando ainda mais o seu alcance. Logo, invista em conteúdos virais, que estão em alta na plataforma, desafios e em músicas que são os hits do momento e conteúdos que você sabe o que seu público pode gostar de ver.

A seu favor também está a aba “pra você”, onde o TikTok coloca o seu conteúdo para pessoas que ainda não te seguem, mas gostam do conteúdo na linha que você cria. Assim, com o conteúdo certo você alcança ainda mais pessoas.

3. Crie conteúdos diferentes das outras redes sociais

A rede social que mais se assemelha ao TikTok é o Instagram. Mas é interessante que você crie conteúdos diferentes para cada plataforma. Crie a sua conta no TikTok e faça uma análise das tendências que estão acontecendo lá.

Identifique se o conteúdo está alinhado com o seu público e analise algumas questões: este conteúdo é legal? Está bem feito na questão audiovisual? Eu conseguiria mostrar bem a minha empresa e deixar claro os valores da minha marca?

Respondendo a essas perguntas você já consegue ter em mente uma linha editorial.

4. Tenha objetivos claros

Tenha objetivos claros do porquê usar o TikTok na estratégia de marketing da sua empresa. Tenha o olhar e o pensamento estratégico e trace ações de curto, médio e longo prazo para então alcançar os resultados e metas planejados; bem como melhorar e repensar o que não esteja funcionando na sua estratégia dentro do TikTok.

Tenha objetivos bem definidos e planos de ações bem traçados para alcançá-los. Você quer vender? Captar leads? Posicionar sua empresa? Tenha clareza e não “faça por fazer”.

5. Leve sua audiência para um local de compra

Tenha em mente que você precisa levar a sua audiência para um local onde ele poderá comprar seus produtos e serviços. Na plataforma, o retorno financeiro vem em forma de captação de leads, que são levados ao local de compra. Assim, não faça conteúdos de venda escancarada, mas fale/mostre dos seus produtos e serviços de modo que a sua audiência queira conhecer mais sua empresa. Por isso tenha informações completas e relevantes no seu perfil e mais vídeos de conteúdos, para quando o seguidor procure saber mais do seu negócio, além de um link que o leve para seu site, por exemplo.

Por fim, é aplicando todas essas dicas e estratégias, miga, que você vai conseguir levar seu negócio para o TIkTok em 2021 e ter muitos resultados de sucesso.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Deixe-nos um comentário, miga!