Top

Como criar uma rotina de estudo?

Essa resposta com certeza vale milhões, miga! Mesmo que seja algo mais pessoal sobre ter uma rotina de estudos, nesse post vou te contar algumas dicas que realmente deram certo comigo em anos de estudo.

Para começar, precisamos desmitificar o que é estudar de um jeito bacana. Talvez, ao longo da sua trajetória, você ouviu conselhos como “você precisa estudar 8 horas por dia para passar no concurso desejado” ou “você só vai passar nessa prova se souber tudo mesmo”, mas eu quero te dizer que não é bem assim.

Essas frases são julgamentos, esteriótipos, enfim, pressupostos de pessoas que afirmam essas premissas em torno do tema; mas posso te dizer com toda experiência que estudar de maneira certa, boa, produtiva e prática, é acertar o método correto para você. E isso você só vai descobrir quando testar e experimentar diversos métodos de estudo para chamar um de seu

Tá, mas como criar uma rotina de estudo?

Após ler sobre o que as pessoas falam sobre estudo que não é uma verdade universal, vamos focar no tema do post: a rotina de estudos.

  1. Nesse sentido, o primeiro ponto é sobre hábito: primeiro você precisar criar um hábito de estudar com frequência e regularidade. Logo, defina dias e horários e com o passar dos dias você já estará acostumada a estudar.
  2. A partir desse hábito, com horários e dias para estudo, você irá incorporar automaticamente isso na rotina. Se você faz faculdade ou um curso fixo, por exemplo, tenho certeza de que será mais fácil ter essa rotina de estudos, por conta da obrigatoriedade das aulas. Mas se você tiver uma agenda mais flexível, pode ficar mais complicado entender o processo.
  3. Por isso, a terceira dica é ter clareza sobre os estudos, entendendo os motivos pelos quais você está estudando determinado assunto e priorizar esse momento. Não adianta lotar sua agenda e contar com a sorte de encaixar um horário para estudar não, miga! Tá errado! O que você precisa é já mapear sua rotina contando com as horas dedicadas para estudar.
  4. Portanto, a melhor forma de fazer isso é identificando os seus turnos e momentos. Por exemplo, se você é uma pessoa muito matutina e consegue absorver informações quando acorda, já separa um momento da sua manhã para estudar. Agora, se você for noturna, coruja como eu, é bacana descansar bem à tarde e focar na noite.

Uma rotina sustentável

Sendo assim, você entendeu que ter uma rotina de estudo é algo mais pessoal porque precisa avaliar suas demandas e horários para definir uma, mas você compreendeu com as dicas que é algo totalmente possível se você tiver foco, disciplina e prioridades. Com isso, miga, quero te dizer que não existe uma rotina ideal e para sempre. Somos seres mutáveis e assim, nossa rotina deve ser flexível também.

Por fim, segue um convite especial: pare de olhar para fora, pare de se inspirar em blogueiras famosas que fazem o “5 am clube“, para de buscar as respostas que estão dentro de você e assuma um compromisso contigo! Aperta ali e aqui e consiga um horário para os seus estudos que vale muito a pena! Conhecimento ninguém tira, isso todo mundo já descobriu!

E se você quiser estudar algo gostosinho e que pode te tirar da zona de conforto simplesmente porque vai te ensinar sobre criatividade nas artes para o seu instagram, conheça o Curso de Canva aqui da Moving. Eu fiz e amei!

Foco para a dominação mundial ser real, miga! Um beijo e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment