Top

Como a sororidade pode ajudar no seu negócio?

Mais uma vez, nosso tema de hoje não vai ser sobre filmes e séries, mas é sobre sororidade e negócio, outra temática super importante e que você deve levar para vida. Vamos lá!

O que é sororidade?

Você já ouviu falar ou sabe o que significa sororidade? Talvez você já tenha lido a explicação de “amar todas as mulheres”, mas não é bem assim. Sororidade é a união entre as mulheres, onde elas se apoiam para lutar e conquistar liberdade e equidade. É sobre respeitar, ouvir e não julgar. Sobre não olhar mais outra mulher como inimiga ou alguém para derrubar. Viu como é importante, miga?

Agora vamos saber como a sororidade pode ser super benéfica para você e para o seu negócio? Vale ressaltar que isso não significa que você precisa concordar com tudo que outra mulher fizer, afinal, há muitas mulheres que propagam o machismo, são racistas, gordofóbicas, que violentam verbalmente outras pessoas e isso não é nada legal.

E essa conscientização é algo que parte de você e depois transparece para o outro, tá? O que a sororidade pode fazer pelo teu negócio?

1. Não veja mulheres como suas concorrentes

Eu sei que a gente quer se destacar no mercado e ser reconhecida pelo nosso trabalho. É muito comum nos depararmos com aquelas análises de mercado, ver seus concorrentes e buscar fazer diferente. De certa forma, isso não está errado, mas a questão aqui é você não olhar para outras mulheres que estão na mesma luta que você e tê-las como inimigas. Pelo contrário, você vai começar a enxergar que elas também estão em uma luta diária buscando seus próprios espaços e reconhecimentos e a importância de ter mais mulheres donas dos seus próprios negócios, visando sua independência. Repara aqui nesse vídeo!

2. Entenda a importância de contratar o serviço de outras mulheres

Em vez de ficar querendo sempre competir com outras mulheres, você pode colaborar com os seus trabalhos contratando-as. Muitas começam a empreender por necessidade, por precisarem de dinheiro para sustentar a família, ou até para terem mais segurança financeira de sair de relacionamentos abusivos. Quando você entende isso, se torna natural sempre dar preferência pelos serviços de outras migas, com a finalidade de ajudar e dar mais visibilidade para aquele trabalho, além de ser um incentivo para que ela continue.

3. Elogie outras mulheres

Elogiar não é apenas dizer que está linda ou bonita, elogios são muito além disso e é muito importante estar sempre enaltecendo outras manas. Fala do trabalho dela, o quanto ela é inteligente, que aqueles stories explicando sobre tal assunto ficou muito bom, que ela está ficando cada dia melhor. Pequenos elogios podem mudar o dia de alguma mulher, e quando você insere isso no seu dia a dia, e percebe o poder que o apoio e o elogio tem, você começa a fazer naturalmente.

4. Fique feliz vendo outras mulheres alcançando espaços

Quando você entender que a rivalidade feminina só atrasa a sua vida, e que você não precisa ficar com raiva porque outra mulher alcançou um espaço, se tornou lider ou abriu a própria empresa, sua vida vai mudar. É lindo ver mulheres subindo degraus e se tornado referências. Ficar feliz com essas conquistas não vai te fazer ser menos merecedora; pelo contrário, vai te impulsionar ainda mais a ir atrás. Olha que exemplo lindo de sororidade nessa foto aqui, miga!

5. Respeite e trate bem todas as mulheres à sua volta

É super importante falarmos sobre respeito. A gente é educada para não ter paciência com outras mulheres, a não fazer questão por outras mulheres, e ignorar sua presença, mas não pode ser assim. Quando nos tratamos com carinho, com respeito e amor, nos tornamos mais próximas uma das outras e nossa união é capaz de fazer grandes revoluções. Se sua clientela é feminina, tratá-las bem é uma das regras iniciais, né? Se todas nós soubessem o poder que a união feminina tem, nossa vida já teria mudado.

6. Saiba a importância de compartilhar conhecimento para outras mulheres também crescerem com você

Compartilhar seus conhecimentos com outras mulheres para que elas também cheguem onde você chegou é uma baita sororidade e empoderamento. Quando você pratica esse amor e respeito pelas mulheres no seu dia a dia, se torna muito mais prazeroso ajudar outras manas. Fazer outra irmã chegar onde você chegou não te faz descer; pelo contrário, te faz crescer ainda mais, porque sua ajuda pode ter impactos que nem você mesma consegue mensurar.

Gif sororidade e negócio

Aqui na Moving a sororidade é algo primordial. Todas as redatoras são muito próximas, uma sempre tentando ajudar a outra, dando soluções, apoiando, elogiando, é uma manifestação muito linda e sincera e isso torna o trabalho ainda mais fácil, porque ninguém está preocupada em derrubar a outra ou ser melhor, está todo mundo fazendo seus corres e buscando alcançar seus objetivos.

Ocupe sua mente indo atrás de realizar suas metas, e não querendo derrubar outra mana. E deixa eu te contar um segredo: Nossa união é capaz de destruir o patriarcado, tá? hahaha. Essas seis dicas sobre sororidade e negócio são uma pequena porcentagem da imensidão de mudanças que precisamos colocar no nosso dia a dia que vão além de empreendimentos, ok?

Não se limite apenas a essas atitudes, existe muito mais a se fazer: pesquise, leia, observe ao seu redor. Sair da zona de conforto é importante para enxergar outras realidades. Outro recado é que você precisa incluir essas práticas como algo que você acredita e não por interesse de lucro. Se você gostar desse post, me avisa que trago mais. Beijos e até a próxima.

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment