Top

CLT e Empreender: como faz?

Miga, se você chegou até aqui, provavelmente está vivendo essa fase de CLT e empreender ou está cogitando fazer isso. Então, desde já, saiba que é apenas uma fase!

Primeiro, ambas as modalidades de trabalho possuem lados positivos e negativos e pode ser que você não consiga realizar a escolha que deseja no momento. No entanto, como falamos aqui, tudo são fases, portanto entenda sua realidade e tome-a como impulso para chegar onde deseja. Nesse sentido, vamos conversar sobre isso e dar 10 dicas para você passar melhor por esse período. Está pronta?

CLT

Eu sei que muitas vezes você acompanha uma galera que demoniza o emprego fixo, o mundo corporativo e a CLT. Às vezes, você se sente até mal, pois é como você paga suas contas. Mas desde já, não se sinta dessa forma, não pense que a CLT é sua inimiga. Há muitos benefícios com ela e também entenda que muitas pessoas que hoje estão empreendendo precisaram viver essa experiência de “trabalhar para os outros” para chegar onde estão(tá tudo bem).

Empreender

Por outro lado, empreender é aquele sonho glamoroso no qual você trabalha bem menos porque trabalha para você mesma, faz altas viagens, tá rica ganhando muito dinheiro e plena. Aliás, bem mais fácil a vida, né? ERRADO! Esse é o empreendedorismo de palco. Existem, sim, esses momentos, mas não vamos anular o trabalho duro que há por trás disso tudo, ou como dizemos aqui na Moving a “ralação de c* na ostra“.

CLT X Empreender

Dessa forma, pontuando ambos os lados, você irá relembrar os motivos pelo quais está na CLT atualmente e deseja empreender. Portanto, coloque na balança, avalie toda sua trajetória e como você pode dar o próximo passo para enfrentar essa dupla jornada por um tempo. Fez isso? Pensou, refletiu bastante e está disposta a levar isso adiante? Ok, então vamos às dicas!

clt empreender
  1. Entendendo os seus porquês: essa dica vale para os momentos de desânimo e incerteza. Quando a dupla jornada ficar muito cansativa, lembre-se dos seus motivos e que, em breve, você poderá se dedicar totalmente ao seu negócio. Assim, aproveite para colocar no post it, deixar em um lugar próximo de você e visualizar esses porquês todos os dias.
  2. Seja objetiva: ainda sobre visualizações, é muito importante você ter claros os seus motivos e mais claro ainda o objetivo final: por que você está vivendo isso e onde quer chegar? Torne isso o seu objetivo juntamente aos seus porquês e pense nisso todos os dias, siga trabalhando nisso. Esse objetivo pode ser material, sonho e até objetivo de vida mesmo. Partiu, dominação mundial, miga!
  3. Tenha um plano de ação: miga, não basta sonhar, né? Você precisa criar um plano de ação para atingir esse objetivo. Por isso, reflita sobre sua vida e sobre o seu negócio e como será o passo a passo para torná-lo escalável e rentável. Assim, crie seu plano e batalhe diariamente por ele.
  4. Conhecimento: ao criar esse plano de ação, entenda o que você precisará em estudos e pesquisas para atingir um nível de conhecimento para alavancar seu negócio. Nesse momento, é muito importante entender quais habilidades você já possui e quais são os seus pontos de melhoria.
  5. Networking importa: já ouviu aquela frase “sozinha você vai mais rápido, com companhia você vai mais longe”? Pois bem! Nesse momento de crescimento e de plantar as sementes, é essencial se conectar com pessoas que possam te ajudar de alguma forma. Por isso, esteja atenta aos lugares, redes sociais em especial e desenvolva uma rede de contatos. O LinkedIn pode ser ótimo para isso, além de grupos no Facebook.
  6. Investimentos: em algum momento, para crescer, você irá precisar investir. Fique atenta no que é mais importante na fase em que você está, se é em algum curso ou mentoria, equipamento para trabalho ou formalizar o seu negócio. Por favor, não negligencie isso.
  7. Aprenda a dizer não: isso é algo que você irá aprender e exercitar diariamente, um dia eu ouvi por aí que cada “não” que você dá, é um “sim” a você mesma e suas prioridades. Desde já, pratique esse mantra e foque em você!
  8. Tempo e prioridades: talvez você até tenha reparado que seu tempo é muito escasso. Mais do que isso, seu tempo é valioso e você precisa valorizá-lo; ou seja, elenque quais são as suas prioridades na sua vida e descarte o que for excesso. No começo vai doer, é estranho admitir isso, mas ao ter essa atitude você está respeitando sua saúde mental.
  9. Autoconhecimento e mindset: essas palavras que estão na moda sempre serão as dicas primordiais para qualquer pessoa e em qualquer tempo, só através delas é que você crescerá de forma correta e saudável, logo, separe momentos do seu dia e foque nisso.
  10. Descansar é preciso: apesar de estar no gás e querer que tudo aconteça, você não pode deixar de descansar. Tire um momento para você, relaxe, tenha um hobbie e perceba que nesses momentos de desconexão de trabalho é quando você se renova. Olhe com carinho para isso e para você.

E qual é a resposta?

Portanto, aqui você percebeu que não existe uma resposta concreta, sucinta e definitiva para a pergunta do post né, miga? O que existe é reflexão, questões pessoais e considerações. Porém, estamos aqui te mostrando que, além disso, existem coisas que são comuns para todas nós, mulheres, que decidimos ou precisamos empreender.

Por isso, é tão importante uma rede de apoio – essa fica como dica plus: encontre alguém que possa ser um suporte nessa fase fod* da vida.

Para concluir, te desejo força, resiliência e sabedoria nessa etapa. Certamente, vai ser puxado, já é por sermos mulheres, mas como dizemos aqui na Moving “somos mulheres que construímos nossas próprias histórias”. Tenha certeza de que você pode muito, mulher!

Enfim, espero que essas dicas sejam um abraço de alguém (eu) que começou a empreender recentemente no @eumarketeira. Nos vemos por e aqui também. Um beijo e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment