Top

Case de Sucesso: O jeito Pixar de fazer Storytelling e a Jornada do Herói

Miga, qual é o seu filme favorito da Pixar? Você, assim como eu, se emocionou com Procurando Nemo, bugou com Divertida Mente ou já quis se aventurar com o Buzz de Toy Story? São filmes incríveis e que marcaram nossa vida, mas o que esses filmes têm em comum é o Storytelling e a Jornada do Herói.

Fiz um estudo de caso sobre o método Pixar de fazer Storytelling, também conhecido como Jornada do herói. Vamos entender melhor como as nossas narrativas favoritas funcionam e como podemos aproveitar a técnica no nosso negócio?

A Pixar e suas histórias

A Pixar Animation Stúdio é uma gigante das animações para o cinema. Além de muitos prêmios, as animações da Pixar já receberam 19 Oscares, 8 Globos de Ouro e 11 Grammy Awards. Sua primeira animação para o cinema foi Toy Story em 1995.

Sobre o Storytelling da Pixar, o seu diretor Pete Docter nos ensina:

“Fale sobre o que você sabe! Mesmo que fale sobre monstros, carros ou explosões, coloque a sua experiência. E por que falar do que você sabe? Porque o que aconteceu com você fez com que se sentisse de forma única. E o que acontece quando você conta a história, é fazer a audiência se sentir da mesma forma.”

Com base no ensinamento do Pete, sabemos que toda história é universal e fala sobre fatos e sentimentos comuns a todo ser humano. A exemplo disso, temos Procurando Nemo, lançado em 2003. A superproteção do pai, Marlin com seu filho Nemo, os fatos que mostram o quão longe um pai vai por um filho, como Marlin fez para salvar o Nemo, além da importância dos amigos verdadeiros em nossa vida, como a amizade de Marlin e Dory, geram conexão e identificação com o público. Todos esses sentimentos, além das experiências de crescimento e aventura por parte do próprio Nemo fizeram milhões de fãs ao redor do mundo e garantiram sucesso duradouro a Pixar.

O jeito Pixar de fazer Storytelling – Jornada do Herói

Sabemos que a expertise da Pixar é aplicar Storytelling em suas animações. E ao fazer uma análise abrangente nas histórias, visualizamos uma estrutura consideravelmente simples:

1. Apresentação

Em geral, começa com “Era uma vez…” e é onde o público é apresentado aos personagens em seu ambiente e rotina. Porém, é aqui na apresentação que o público é inserido no contexto do evento que anuncia o conflito do Storytelling.

2. Jornada

O conflito está em andamento, e uma série de outros acontecimentos que estão atrelados a ele e que se tornam obstáculos na jornada do personagem são apresentados. É nessa jornada que vemos a evolução do personagem, os altos e baixos em que ele se envolve. Assim, a história se desenrola até o momento final.

3. Transformação

Após os altos e baixos da jornada atravessada pelo personagem, é chegado o momento final, onde os conflitos são resolvidos e o personagem é transformado. Aqui, tudo já é ambientado em uma nova rotina e são essas mudanças que garantem que a mensagem principal foi transmitida, impactando e emocionando o público.

Dessa forma, essa estrutura simplificada usada nos Storytelling da Pixar é baseada na Jornada do Herói.

A Jornada do Herói

A Jornada do Herói, também conhecida como Monomito, foi criada pelo antropólogo Joseph Campbell, escrita pela primeira vez no livro O Herói de Mil Faces, lançado em 1949. Trata-se de um método baseado na psicanálise Freudiana, com 17 passos fundamentais. Ao longo do tempo, algumas modificações ocorreram e em 2006 foi lançado o livro A Jornada do Escritor, escrito por Christopher Vogler, que resumiu a metodologia em 12 passos fundamentais.

A seguir, vou explicar cada passo, mas é importante que você perceba que essa metodologia já é usada em narrativas e contos desde os primórdios da humanidade. Sendo assim, não é necessário seguir todos os passos da Jornada do Herói em seu negócio, mas sim compreender a sua aplicabilidade e funcionamento, dessa forma usará os passos que fizerem sentido para você, usando o Storytelling a seu favor.

Os 12 passos da Jornada do Herói

1. Mundo Comum

Aqui, o público é apresentado para o personagem e seu mundo, ambiente em que vive. Isso mostra que ele não é herói e sim alguém comum, com uma rotina e padrão de vida medianos.

Mundo Comum da Jornada do Herói

2. O chamado à aventura

Momento em que o conflito é apresentado ao personagem, que é convidado a sair da zona de conforto. O chamado é para uma aventura que pode transformar a sua vida definitivamente, porém é arriscado e diferente de tudo o que já viveu.

O chamado a aventura

3. Recusa ao chamado

O personagem fica em dúvida se realmente vale a pena sair da zona de conforto e se aventurar nesse chamado. Ele tende a refletir para se decidir, pode realmente se encontrar em um conflito interno entre seu objetivo e a necessidade. Algumas vezes, pode até optar por se manter na zona de conforto, por hora.

Recusa ao chamado - Jornada do Herói

4. Encontrando o mentor

Nessa etapa, na maioria dos casos aparece alguém que já passou pela jornada e já se transformou, tornando-se o mentor do personagem. Esse mentor pode até ser uma situação ou algo que chame o personagem para a necessidade de agir.

Encontrando o mentor

5. Travessia do Limiar

O personagem se rende e sai da zona de conforto do seu mundo comum para um novo mundo. Ele aceita o chamado, após contar com a sabedoria do seu mentor.

Travessia do limiar, a jornada do herói

6. Testes, aliados e inimigos

É a fase da jornada onde o personagem irá enfrentar testes que o farão entender melhor como funciona o novo mundo, além de reconhecer quem são seus aliados e inimigos. Nessa etapa, cria-se uma tensão para o próximo passo, enquanto fortalece o personagem.

Testes aliados e inimigos

7. Aproximação

Após os testes e desafios, o desafio final se aproxima. É aqui que o personagem se prova forte e capaz de vencer qualquer grande obstáculo e se transformar.

Aproximação

8. A grande provação

Bom, se essa metodologia tivesse sido criada por mim, com certeza eu chamaria de “fase do chefão”… brincadeiras à parte, é o momento em que o personagem vai enfrentar o maior conflito da sua jornada, sendo difícil a ponto de levá-lo ao fundo do poço antes de superar e vencer.

A jornada do herói, A grande provação

9. Recompensa

Após vencer todos os desafios da jornada, o personagem recebe a sua recompensa, que era o seu objetivo inicial. Já é um novo alguém transformado, mais forte, que venceu seus medos e aprendeu lições. A recompensa costuma ser a mensagem a ser transmitida.

Recompensa

10. O caminho de volta

Se você pensou que a jornada acabou, se enganou, miga! É hora de voltar para casa, percorrendo o caminho de volta. É a fase em que o personagem pode ser julgado, perseguido e enfrentar novos desafios.

O caminho de volta

11. Ressurreição

Nosso personagem já passou por tanta aventura, que pode estar cansado e ser pego desprevenido. Porém, com tudo o que aprendeu ele vence o novo desafio e ressurge mais forte e capacitado, voltando para o seu mundo trazendo toda a bagagem do que aprendeu. Aqui ele entende que o que quer é bem diferente do que precisa.

Ressureição

12. Retorno com o elixir

O personagem transformado chega de volta para casa e traz conhecimentos capazes de transformar quem esteja a seu redor. Estando apto a melhorar a cada dia, percebe que agora faz parte do seu velho mundo, mas também do novo, encontrando um propósito válido para sua vida.

Retorno com o elixir, a jornada de herói

Ao seguir esses passos você constrói uma narrativa completa, assim como a Pixar faz em suas animações. Mas no dia a dia do seu negócio, você não precisa seguir todos os passos à risca. Tenha em mente essa estrutura e adapte de acordo com as ferramentas usadas e a mensagem a ser transmitida. Essa é uma metodologia, não uma receita de bolo; é uma fonte para que você consiga estruturar a história da sua dominação mundial. A cada vez que você conta seus desafios e vitórias você aprimora sua copy, cativando mais público que vai se tornar cliente apenas pelo fato de querer seguir seus passos e conquistar o que você já conquistou. Por isso, miga, nada de vergonha, dê as caras na internet e faça o mundo se apaixonar pela sua jornada!

Infográfico A Jornada do Herói
Infográfico Jornada do Herói – Fonte: Arquivo Pessoal Bianca Sofilio

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment