Top

Canadá: Como você imagina sua saúde aos 70 anos?

Miga, você já parou para pensar como estará a sua saúde por volta dos 70 anos? Se você está buscando inspiração para recomeçar com os cuidados da sua saúde, vem se inspirar com a história de uma mulher canadense de 73 anos.

Antes de mais nada, ganhar peso com a idade é normal, especialmente para mulheres que já passaram pela menopausa. Assim, neste post, compartilho a história de uma mulher que está provando que todas nós podemos abraçar a saúde e a boa forma, não importa a idade.

Joan MacDonald iniciou sua transformação inspiradora aos 70 anos. “Eu estava tomando medicamentos para hipertensão e refluxo, tive um edema terrível nos tornozelos, minha artrite doía muito e tinha dificuldade para subir e descer escadas”, explica ela em seu site.

“Eu estava cansada, estava com o emocional abalado e precisava desesperadamente de uma mudança”. 

Joan MacDonald | Foto: Reprodução

Assim, não foi apenas sua própria autorreflexão que levou Joan a iniciar suas mudanças. Com apoio da sua filha Michelle MacDonald, uma levantadora de peso e treinadora, Joan se deu conta de que as dores só poderiam piorar com o tempo. Contudo, quando a saúde está comprometida e não é dada a devida atenção, existe uma tendência de aumento de dores, uso de medicamentos indevidos e outras consequências para agravar o quadro físico.

Para dar início ao processo de transformação, mãe e a filha decidiram começar com um retiro de duas semanas no México. Assim, Michelle treinou sua mãe em exercícios de cardio e levantamento de peso, além de ioga e meditação. O treinamento também incluiu ingressar em um grupo online de mulheres que passam pelo mesmo processo. Aprender sobre tecnologia provou ser tão frustrante quanto os treinos às vezes, mas a conexão com outras pessoas como ela, motivou Joan a continuar com suas metas.

Joan explica que a perda de peso não aconteceu rapidamente.

“Não me importo se minhas mudanças forem lentas. Vou seguir meu próprio ritmo e, desta vez, as mudanças vão durar o resto da minha vida.”

Nesse meio tempo, Joan se sentiu mais forte, ficou mais confiante para ir à academia e viu os quilos desaparecerem. 

Transformação de Joan McDonald | Foto: Reprodução

Após três anos, ela teve uma perda de peso de mais de 27kg – e alguns músculos tonificados.

“Eu não sabia que podia me sentir tão bem aos 73! Me sentir saudável e com mobilidade agora é o que me motiva a seguir minha rotina.”

Em outras palavras, ela tem conseguido baixar a pressão arterial e as prescrições de refluxo, e sua artrite não a incomoda como antes.

Quanto à dieta, ela não eliminou nenhum grupo de alimentos, mas aprendeu mais sobre as opções de alimentos mais saudáveis ​​disponíveis e mudou de três refeições maiores por dia para cinco pequenas.

Joan continua a se exercitar cinco dias por semana, muitas vezes compartilha suas rotinas e dicas no YouTube e Instagram, como o vídeo abaixo:

Joan também adora se conectar com as pessoas como fez com seu grupo online inicialmente. Ela responde aos comentários e convida todas para o seu principal conselho: “Se eu posso fazer isso, você também pode fazer”.

“Se está à procura de uma mudança posso dizer-lhe que não é um caminho fácil, mas que vale a pena. Espero que minha história lhe dê a confiança de que você também pode mudar.”

Miga, essa história me trouxe algumas reflexões. Como inserir novos hábitos em minha rotina para que eu possa ter uma saúde melhor aos meus 70 anos? Devo confessar que já fui do time que “doava” dinheiro para academia e nunca aparecia por lá.

Que tal a leitura dos seguintes posts: Impacto da alimentação sobre a saude e a pele  e Guia prático para da saúde mental para empreendedoras

Por fim, o que importa é que todos os dias é um novo dia para recomeçar, então, vamos?

Formada em Gestão Pública com Mestrado em Gestão de Projetos, foi a cooperação técnica internacional para o desenvolvimento meu chamado mais forte até hoje, deixando como legado minha crença pessoal e profissional nesse movimento global de mudança em direção ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente. Atualmente moro no Canadá, em busca de novos desafios e também empreendendo no universo digital, contando sempre com coragem e criatividade para se reinventar.

Post a Comment