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Buzz marketing apresenta: lançamentos temáticos

Já dizia a icônica Melody: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Essa é a premissa, por mais que rasa, do fenômeno Buzz Marketing.

Buzz Marketing é uma estratégia de marketing focada em gerar burburinho, opiniões e barulho sobre a sua marca ou campanha. Portanto, o buzz, nesse caso, vem do termo em inglês que significa “algo que cria estímulo ou animação”.

Buzz marketing

A ascensão do Buzz Marketing

É inegável que a internet deu voz a todas as pessoas e com isso, o poder de opinar sobre tudo. Por isso, o Buzz Marketing entra nesse universo se aproveitando da situação e gerando esse burburinho em torno de algo do seu interesse.

O principal foco das marcas e campanhas é que as pessoas comentem sobre a mesma. Aliás, um dos maiores cases da atualidade foi da nossa icônica Manu Gavassi no lançamento do seu novo clipe, Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim. Confira a análise da especialista em Buzz, Carol Monnerat:

O Buzz Marketing tem sido usado de diferentes formas e para diversos projetos. Aliás, é muito visto em estratégias de lançamentos, seja de clipes, linha de maquiagem, produtos novos, etc… Por isso, lançamentos que geram buzz sempre tentem a fazer mais sucesso do que os tradicionais, justamente pela antecipação e curiosidade.

Confira o que Carol Monnerat, especialista em Buzz Marketing e criadora do Método de Guerrilha, diz sobre a tendência:

Lançamentos com muito buzz

Os lançamentos que geram muito burburinho geralmente têm um fator em comum: fogem do óbvio. Como resultado, para fugir do óbvio, muitas empreendedoras têm aderido aos lançamentos temáticos.

Lançamentos temáticos são lançamentos vistos como expressão artística, que aderem a um universo para gerar um burburinho em torno do mesmo. Para facilitar o entendimento, vamos conhecer agora o top 3 lançamentos temáticos desse ano:

1. Nathalia Arcuri em Expresso 2021

nathalia arcuri

A Nath, do Me Poupe, aderiu ao seu primeiro lançamento temático esse ano! Para lançar seu curso Jornada da Desfudência, a empresária criou o Expresso 2021, uma viagem para as estações da sua vida para começar o novo ano com grana no bolso e investimentos rolando. Baita storytelling, né?

2. Bianca Andrade em Find Your Balance

Buzz Marketing

Que a Bianca dá aula de Buzz Marketing todo mundo sabe, né? E de lançamentos temáticos? O seu programa Boca a Boca, até então rosa e azul, comandando pelas suas duas personalidades, teve uma baita mudança na segunda temporada! A gênia do marketing misturou as cores (azul e rosa) assim como juntou suas personalidades. “Find your balance”, foi o tema da campanha! ABSURDO, MIGAS!

3. Digi.Girls em O Palco

Digi Girls Buzz Marketing

Para lançar a Comunidade Empreendedora Executora, a Lua, da Digi.Girls, fez um evento de pré-lançamento super temático! A inspiração veio de uma frase da Beyoncé, onde ela diz: “construa o seu próprio palco”. Aliás, essa é a ideia que a Lua queria passar para suas alunas! Portanto, toda a comunicação foi feita e pensada com base na temática. Eu amei, migas!

Pilares de um lançamento temático

Expressão

Muitas pessoas veem os lançamentos temáticos como uma expressão da sua causa e bandeira! Portanto, através do buzz marketing, é possível criar um lançamento temático que expresse a mensagem para o seu público de maneira assertiva. Ou seja, lançamentos temáticos não só venderam bem, como realmente mudaram vidas.

Criatividade

É preciso fugir do óbvio! Por isso, um bom lançamento temático tem enormes goladas de criatividade, miga. Em primeiro lugar, pense em algo que ninguém está fazendo e ouse fazer! Saiba que as ideias mais malucas são as que, geralmente, dão certo.

Storytelling

É necessário construir uma narrativa para que as pessoas comprem a ideia do lançamento temático. Essa narrativa precisa ter início, méio e fim e que conduza ao produto que será lançado posteriormente. Portanto, os elementos precisam estar conectados mesmo que façam sentido estando isolados.

Elementos surpresa

Quem não ama um easter egg, né? Ou seja, crie uma antecipação muito importante no seu lançamento! Em suma, elementos surpresa quebram o cotidiano e geram um buzz antes mesmo de você lançar a ideia principal da campanha.

Comunidade

Crie um forte senso de comunidade! Acima de tudo, lançamentos temáticos precisam de engajamento ou não funcionam com totalidade. Portanto, as pessoas precisam comprar sua ideia para que façam parte da execução.

E claro, muito buzz marketing

Quanto mais, melhor, né, miga? Você pode pintar o cabelo, se fantasiar, fazer uma tattoo, etc. Ouse pensar em como sua audiência reagiria a ações que você geralmente não faz. O segredo do buzz, miga, é aceitar o medo como parte do processo.

Millennial com orgulho, disruptiva e apaixonada por impulsionar mulheres a serem autoridades e monetizarem seu conhecimento na internet!

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