Top
Capa do filme Joy: O nome do sucesso

Aprendizados com o filme Joy: O nome do Sucesso

Promessa é dívida e eu falei que falaria sobre os filmes que citei aqui e hoje é o dia de conversarmos sobre Joy: O nome do Sucesso. Tá preparada? Senta que terão muitos insights!

Joy: O nome do sucesso

Joy: O nome do sucesso é um filme que conta a história real de Joy Mangano, uma empreendedora e inventora que se tornou milionária com suas ideias. O filme mostra um pouco da sua infância, a conturbada relação com a família e todo o processo para colocar suas ideias em prática e as tornar lucráveis.

Gif de uma das cenas do filme Joy: O nome do sucesso

Claro que algumas coisas do filme mudam um pouco em relação à história real, como, por exemplo, no filme ela tem dois filhos, e na realidade tem 3. Porém, são detalhes que pouco interferem na obra do filme. Está com papel e lápis na mão para anotar o que podemos aprender com o filme? Então bora!

Não ignore suas ideias

As ideias são uma ferramenta muito importante na construção de algo. Às vezes elas surgem do nada, às vezes as estimulamos, mas a verdade é que não devemos jamais ignorá-las. Eu sei que algumas ideias que temos são meio nada a ver, ou acabam não preenchendo o que de fato precisamos, mas elas podem ser o pontapé inicial de algo ainda maior.

Joy, sempre foi uma pessoa criativa, desde criança tinha ideias e uma grande imaginação. Quando adulta, teve a ideia de criar um esfregão de limpeza que retira toda a sujeira sem esforço. Assim que a ideia surgiu, ela correu para anotar e começar a colocar em prática. O esfregão não foi algo que surgiu logo no primeiro desenho. Ela teve a ideia, anotou, desenhou e depois começou a formular até chegar no formato exato que queria.

Anote tudo, seja no celular, papel, agenda, ou até na mão, o importante é não deixar passar. Muitos empreendimentos iniciaram a partir de uma ideia.

Observe tudo que acontece ao seu redor

A criatividade de Joy se dava muito pelas suas observações do dia a dia. Ela ia vendo, anotando, desenhando e analisando as situações com outros olhos. Tudo que vemos e consumimos nos influencia e servem como referência. Assistir um filme que não é o nosso estilo habitual, fazer pesquisas no pinterest, olhar o por do sol. Nada pode ser ignorado.

Se você tem dificuldades com criatividade, busque olhar ao seu redor e salvar tudo que fizer sentido para você.

Cena do Filme Joy: O nome do sucesso
Cena do Filme Joy: O nome do sucesso (Fonte: Reprodução/Filme Joy: O nome do sucesso)

Ofereça algo que as pessoas estejam precisando

Temos visto um monte de gente oferecendo produtos e serviços que 10 mil outras pessoas já estão fazendo, e aí começamos a cair na ideia de que está tudo saturado, não existe mais nada para oferecer.

A questão não é essa, e sim que você precisa entender o que ainda não tem. O que as outras pessoas estão fazendo que pode ser melhorado?

Joy criou o esfregão a partir de uma necessidade pessoal. Ela viu que não queria mais limpar o chão da casa e ter contato direto com o pano sujo, a partir disso ela entendeu que o mercado ainda não oferecia isso e que assim como ela precisava de algo mais eficaz, outras pessoas podiam também precisar. Então comece a pensar o que de diferente você pode ofertar, e o que as pessoas ainda não têm que precisam ter.

Saiba vender o seu produto ou serviço

Você precisa despertar o desejo do seu cliente para que ele queira consumir ou comprar o que você está vendendo. Mas como despertar o desejo de algo que as pessoas ainda não sabem que existe? Sabendo vender bem!

Joy foi em uma emissora de televisão que trabalhava apenas com vendas para conseguir um espaço e vender seu produto. De início colocaram outra pessoa para vender e foi tudo um desastre, então ela mesma se propôs a falar sobre o esfregão e mostrou para as pessoas o porque elas precisam ter um desse em casa. Ela não só falou, ela mostrou como usar, falou dos benefícios e aí as pessoas entenderam que de fato também precisavam de um.

“Eu não sei nada sobre gráficos ou negócios, para ser honesta. Mas eu limpo minha própria casa. E eu fiz este esfregão porque ele é melhor do que qualquer opção que existe no mercado.”

Fala de Joy no filme enquanto falava sobre o seu produto

Não esqueça de registrar sua marca

Alô, alô! Eu sei que muita gente tem dúvidas sobre isso e eu não vou entrar no assunto do processo de registro de marca ou patenteação, aqui vamos falar da importância de registrar sua marca e não correr o risco de outra pessoa registrar e você perder tudo que construiu.

No filme Joy: O nome do Sucesso conseguimos acompanhar esse processo de patentear seu produto e sua comercialização. Joy, por não entender bem do assunto, acaba passando um super perrengue em relação a isso, a ponto de quase perder tudo por um erro de informação e por não ter patenteado assim que ela decidiu levar esse empreendimento a sério.

Não desista no primeiro não

Ah, Joy recebeu diversos NÃO, inclusive da sua própria família que não ligava muito para as invenções dela. Quando ela começou a vender, ela ofereceu a várias pessoas, foi atrás de empresas que pudessem colocar seu produto na prateleira, foi para os estacionamentos de supermercado para oferecer aos clientes, mas tudo sem sucesso. Ela persistiu muito até conseguir de fato receber os devidos reconhecimentos e conquistar os clientes.

E aí, quando falamos sobre não desistir, pensamos em tudo que foi citado acima. Às vezes é a forma de falar, de vender, ou onde estamos vendendo que nos impede de um maior crescimento. Então, além de não desistir é preciso também continuar buscando conhecimento e melhorando cada vez mais sua marca.

Cena de Joy no final do filme
Cena de Joy no final do filme (Fonte: Reprodução/Filme Joy: O nome do sucesso)

Por fim, se você ainda não assistiu, precisa assistir porque com certeza Joy: O nome do sucesso é uma grande referência de filme para empreendedores, além da própria Joy Mangano, que até hoje continua sendo referência no design de produtos.

Curtiu? Eu curti bastante o filme, apesar de ter me estressado com a família dela e ter passado o filme reclamando por às vezes ela não se impor hahaha mas o filme é muito bom! Depois comenta aqui com a gente, tá? Vou amar saber seu feedback.

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Comments

  • Felipe Ribeiro
    17 de outubro de 2020

    Cheguei agora no seu blog por causa do filme Joy vou postar uma dica de filme e aproveitar seus insights!

    • Moving Girls
      20 de outubro de 2020

      Que legal!! Obrigada pelo feedback 😉

  • Felipe Ribeiro
    17 de outubro de 2020

    Parabéns!!!!

Post a Comment