Top
Mulher estressada

Alimentação, estresse e falta de criatividade

Ei, miga, para tudo! Primeiramente, como anda sua disposição? Tá batendo aquele cansaço ou você anda agitada e com o sono desregulado? Muito ruim ficar assim, né? Já pensou no combo: alimentação, estresse e falta de criatividade? Não? Então vamos lá!

Por onde começar?

A princípio, pelos alimentos. Massas refinadas (biscoitos, pães brancos, etc), doces (balas, sorvetes, etc) e alimentos gordurosos e ultra processados (embutidos, alimentos congelados, etc) são pobres em nutrientes importantes para o funcionamento cerebral. E, além disso, o consumo desses alimentos também traz duas consequências.

Alimentos de difícil digestão (mais gordurosos) fazem seu corpo concentrar a maior parte das suas energias no sistema digestivo para “dar conta do recado”, por isso, muitas vezes você sente uma sonolência incontrolável após comer. Por outro lado, muitos desses alimentos possuem o índice glicêmico (IG) muito elevado.

O IG é a velocidade com que a glicose que vem do alimento cai no sangue. Nesse sentido, alimentos com alto IG causam um grande pico de glicemia e aumentam a produção de insulina – hormônio responsável por conduzir a glicose para dentro das células. Em outras palavras, da mesma forma e velocidade que o pico sobe, ele também cai. Ou seja, ao longo do dia, sua disposição sempre fica em altos e baixos.

Alimentação x sono

Você anda dormindo bem, miga? Quando seu sono está ruinzinho acontece um baita “nó” entre os seus hormônios e vira uma bagunça! Nesse sentido, os hormônios do estresse e da fome aumentam, da mesma forma que os hormônios da saciedade e do bem-estar diminuem e você fica basicamente em uma TPM eterna.

Consumo de café

café

Bom, ele realmente é ótimo para você se manter alerta e focada. Apesar disso, em grandes quantidades, pode ser muito ruim! Ou seja, o café, em excesso, além de interferir no sono profundo, também pode causar irritabilidade, exacerbar a ansiedade e o estresse e, para quem tem histórico de refluxo e gastrite, pode piorar os sintomas.

Dieta: ajuda ou atrapalha?

ATRAPALHA! E por quê? Porque normalmente são muito restritivas e insustentáveis. Além de causarem estresse, desregulação hormonal e queda de produtividade, ainda geram frustração. E logo depois você pensa “poxa, eu não consigo nem seguir uma dieta”.

Contudo, isso reflete negativamente em sua autoestima, que é a sensação de valor que você tem de si mesma. Logo, se sua autoestima cai, miga, isso reflete sim em sua rotina profissional. Logo, você começará a procrastinar e a não acreditar em si mesma para realizar todas as tarefas e desafios ao longo do caminho.

Alimentação a seu favor

Nesse sentido e pensando em todos os fatores citados acima, listei 8 passos para você focar na real nutrição, melhorando sua alimentação e sua vida:

  1. Organize sua rotina. Deixe refeições pré-prontas ou congeladas para auxiliar na correria. Assim você garante qualidade dos alimentos.
  2. Estabeleça períodos para cada refeição e pare realmente para realizar cada uma tranquilamente, sem trabalhar.
  3. Quando comer um alimento, trate este momento como algo muito importante, então aprecie. Coma devagarinho.
  4. Descasque mais, desembale menos. Quanto mais alimentos naturais, melhor.
  5. Evite o excesso de café! Limite o consumo a 3-4 xícaras pequenas por dia.
  6. Durma bem. Estabeleça horários para descansar e largue o celular!
  7. Não faça dietas da moda. Fuja disso! Tente seguir o que o seu corpo pede. Pergunte-se: é fome física ou emocional?
  8. Olhe para si mesma com mais carinho e empatia. Ver o quanto o seu corpo faz por você já é o começo para melhorar a sua percepção sobre si mesma.

Enfim, viu como não é um bicho de 7 cabeças? Dessa forma, dá para mudar aos pouquinhos. Afinal, baby steps super funcionam pensando a longo prazo. Que tal começar pelo menos com 1 ou 2 mudanças por semana?

Nutricionista, anti-dietas da moda e debochada. Me especializei em nutrição comportamental e esportiva com foco em qualidade de vida e desenvolvi um formato de atendimento humanizado com o intuito de ajudar pessoas a conquistarem autonomia sobre a alimentação de forma amigável, leve e sem restrições. Defensora de corpos livres de padrões estéticos.

Post a Comment