Top
cursar uma faculdade

6 motivos para cursar uma faculdade em 2021

Se você está pensando em cursar uma faculdade e quer descobrir se ainda vale a pena um investimento como esse, leia os 6 motivos abaixo.

Primeiramente, se você está cogitando cursar uma faculdade é porque quer descobrir qual é o melhor caminho a seguir sobre estudos. Ainda que algumas pessoas falem que fazer uma faculdade nos tempos atuais é perda de tempo, você precisa entender seu momento e considerar os pontos negativos e positivos.

Assim, para te ajudar a refletir sobre o assunto e tomar a melhor decisão, aqui vão 6 bons motivos para entrar em uma faculdade em 2021. Vamos lá!

1. O diploma

Para alguns cursos e de certa forma para validação social, ainda é extremamente importante ter um diploma. Assim, para algumas carreiras como a área médica, odontologia, advogacia, engenharia e outras, é necessário ter uma faculdade para poder exercer a profissão. Por outro lado, existem profissões que não exigem um diploma como, por exemplo, o jornalismo.

cursar faculdade

2. Autoridade

Pensando ainda na validação social, muitas vezes, por meio de um diploma, é possível ser visto como autoridade em determinado assunto. Ter uma faculdade é bastante positivo e as pessoas geralmente, tendem a respeitar aqueles que possuem uma formação. Estes, por sua vez, passam mais confiança no exercício de sua profissão.

3. Conhecimento teórico

Dependendo do curso que você escolher, será imprescindível um conhecimento teórico aprofundado e embasado e as universidades públicas são ótimas nesse sentido, pois são voltadas para a academia. Apesar disso, se o curso que você escolheu não tem essa “obrigatoriedade de teoria”, saiba que ela é muito importante para sua formação, uma vez que fornece informações relevantes e consistentes para a construção do senso crítico individual, qualidade essencial para a vida em sociedade.

cursar faculdade

4. Crescimento pessoal e networking

Como você sabe, em uma faculdade, além do estudo envolvendo a parte teórica, também há trabalhos e avaliações. Assim, você precisa de disciplina, foco e outras habilidades que pode adquirir ou aprimorar sendo uma estudante. Essa corrente social pode proporcionaro contato com novas experiências e com a diversidade de pensamento. Vale lembrar ainda que outras habilidades são formadas sob a ótica do relacionamento com os colegas de classe e a troca, já que é também, uma forma de fazer netwoking. Dessa forma, ambos os pontos te ajudam a desenvolver um crescimento pessoal muito interessante.

5. Oportunidades de emprego

Apesar de a faculdade não ser uma garantia de estabilidade financeira e oportunidades para emprego, ela é um importante canal com o mundo do trabalho, pois as empresas e alguns sites de vagas utilizam filtros para selecionar candidatados que possuam ou que estão fazendo uma graduação.

cursar faculdade

6. Carreira específica

Se você deseja se especializar em um assunto, ter uma faculdade é parte do caminho ou até pré-requisito para determinados casos. A partir disso, você pode cursar uma graduação já com o objetivo de entrar no mercado de sua preferência e ter a especialização no futuro para isso. Por exemplo: estudar marketing na faculdade e se especializar em marketing digital.

Por fim, aproveite para analisar esses bons motivos e os outros pontos positivos que não estão listados aqui para planejar qual faculdade irá fazer. Você pode ainda considerar cursar uma faculdade totalmente online e otimizar o seu tempo para o seu negócio. Afinal, uma moving girl nunca deixa de estar atualizada.

Um beijo e até o próximo post!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment