Top
5 lições de empreendedorismo com a a série coisa mais linda (Fonte: Reprodução/Netflix)

6 lições de empreendedorismo com a série Coisa Mais Linda

Já falamos por aqui sobre os 5 motivos para assistir à série coisa mais linda! Estamos aqui novamente para falar sobre algumas lições de empreendedorismo que podemos aprender com a série Coisa Mais Linda. Sei que você deve estar pensando “O que vou aprender com uma série que fala sobre feminismo e outras pautas sociais?”, pode ter certeza que você vai aprender muita coisa. Vamos lá?

SPOILERS ALERT! Miga, a partir daqui você pode encontrar alguns spoilers. Está avisada!

Lições de empreendedorismo com a série Coisa Mais Linda

A série Coisa Mais Linda aborda várias temáticas e uma delas é o empreendedorismo. Malu, uma das personagens principais da série, abre um clube de bossa nova, completamente do zero, em um lugar que ela mal conhecia. A partir disso podemos acompanhar toda sua trajetória como uma mulher empreendedora em uma época onde as mulheres tinham poucos direitos e abrir o próprio negócio, sozinha, era algo fora do comum.

1. Não espere algo bom acontecer para começar a empreender

Malu não esperou um momento bom da sua vida para começar a empreender. Na verdade, ela nem planejava fazer isso, mas foi através de um momento difícil que ela resolveu mudar de direção. Vou te dar um spoiler, tá? Malu é de São Paulo e vai até o Rio de Janeiro encontrar o marido, que tinha prometido abrir um empreendimento na cidade, chegando lá ela descobre que foi roubada e abandonada por ele. De início ela ficou arrasada, mas depois pegou toda essa situação e transformou em uma oportunidade para seguir em frente. Foi aí que ela abriu um clube de bossa nova e, do zero, começou a empreender.

Às vezes a gente espera o momento exato, mas a verdade é que o momento exato não existe. Sempre existirão empecilhos, inseguranças, medo. O momento é você quem faz, então pega tudo que você tem e começa.

Malu e Adélia na frente do clube, nos mostrando as 6 lições de empreendedorismo com à série coisa mais linda
Adélia e Malu na frente do clube Coisa Mais Linda (Fonte: Reprodução/Netflix)

2. Não tenha medo de ser uma mulher gerenciando seu próprio negócio

Vivemos inseridas em uma sociedade completamente machista, que vê as mulheres como um ser inferior, sem capacidade de gerenciar negócios. Na própria série, Malu encontra dificuldades de assinar os papeis e abrir o clube por não ter um homem com ela resolvendo essas questões. Tudo que fizermos será colocado em dúvida. Terão homens e até outras mulheres dizendo que não somos capazes, que isso não é coisa de mulher.

Não existe isso de homem e mulher! O que existe é uma pessoa capacitada o suficiente para liderar uma empresa, uma marca ou um empreendimento. Então não tenha medo de ser uma mulher empreendedora, tá? Pelo contrário, tenha orgulho de estar indo contra tudo que esse discurso machista diz.

Fala de Malu em uma cena da primeira temporada (Fonte: Reprodução/Netflix)

3. Faça diferente dos seus concorrentes

Malu chegou sem conhecer a cidade, sem saber quem era seu público e nem como colocar aquele clube para frente, mas ela sabia que não podia usar aquela oportunidade para fazer igual ao que já estavam fazendo. Se já era difícil para ela, como mulher, imagina se ela fizesse igual? Para conquistar notoriedade sobre aquilo, ela precisava inovar. Então ela precisou entender o que a cidade ainda não oferecia e trouxe o diferencial.

Sair do padrão é muito importante. Tem um monte de gente fazendo coisas parecidas por aí, às vezes a gente até confunde de quem é quem, né? Então seja diferente, veja como seus concorrentes estão trabalhando e se comunicando e traga uma nova perspectiva.

4. Seja autêntica no que faz

Já que falamos sobre fazer diferente dos seus concorrentes, ser autêntico é algo que não podemos esquecer de falar. Quando vemos Malu, percebemos que ela tem um jeito único de tratar as pessoas, além de dirigir o clube de uma forma muito pessoal. Ela fala o que pensa, conversa com as pessoas, faz críticas quando acha necessário e age da forma que ela quer. Isso a faz diferente dos demais.

Não busque copiar outras pessoas, agir exatamente como outra pessoa age. Quem você é ninguém mais é, e você pode se aproveitar muito disso. Tenho certeza que as pessoas gostarão mais da versão você mesma do que a versão que tenta parecer com alguém.

Malu falando no seu clube (Fonte: Reprodução/Netflix)

5. Conquiste seus clientes

Os clientes são extremamente importantes para você e seu empreendimento. Sem eles você não vende nada, nem fala com ninguém, né? Conquistá-los é um passo muito importante. Na série Coisa Mais Linda vemos Malu a todo momento pensando nas pessoas que estão indo ao clube. Às vezes ela dá uma bebida de cortesia, outras vezes é a forma de falar. Mas tudo acaba sendo pensado para um melhor tratamento ao cliente.

Na segunda temporada da série, podemos observar em um dos capítulos, Malu descobre que uma mulher famosa está na cidade. Ela tenta aproveitar essa oportunidade para convidá-la a ir ao seu clube, sabendo que isso atrairia ainda mais clientes. Mas, no momento do convite ela percebe que a tal mulher famosa está cansada de ir a lugares onde os homens ficam todos em cima dela. Com isso, Malu pensa em criar uma noite só de mulheres. Ela nem estava planejando isso, mas viu nessa situação uma oportunidade de inovar. Então ela não perderia a convidada, daria a ela uma experiência diferente e ainda conquistaria mais clientes mulheres, seu público alvo.

6. Não deixe as pessoas te derrubarem

Nem só de flores vive o empreendedorismo, sabemos bem disso, né? Na série Coisa Mais Linda, Malu passa por várias situações e várias delas é desafiada a desistir. Na segunda temporada conseguimos ver bem mais as dificuldades que ela enfrenta, tanto por causa do marido que retorna para pegar o clube para ele, quanto um vereador que tenta seduzir Malu, e por causa das negativas dela, ele ameaça fechar seu estabelecimento. Ele até consegue, por hora, mas ela mostra que não brinca em serviço.

Muitas pessoas irão duvidar de você, não irão te apoiar e muitas tentarão te desestabilizar para que você desista. Nem todo mundo sabe lidar com o sucesso do outro. Mas desistir não faz parte do nosso dicionário! Assim como você lidará com pessoas ruins no caminho, você também encontrará muitas pessoas incríveis para te ajudar, te apoiar e amar muito o que você faz. Você é a dona e proprietária do seu negócio, ninguém pode te parar!

Gif de uma mulher entrando na sua empresa de forma poderosa

E aí, as 6 lições de empreendedorismo com à série Coisa Mais Linda foi pouco ou tá bom para você? É possível sim encontrar referências em séries ou filmes e se inspirar através deles. A série Coisa Mais Linda se passa nos 60 e claro que muitas situações são de acordo com a época, mas há muitas lições sobre empreendedorismo que podemos levar para vida. Coisa Mais Linda é uma série da Netflix, e se você ainda não assistiu, clica aqui e vai direto.

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Comments

  • Cássia
    5 de agosto de 2020

    Estou assistindo a série e amando. Estou na pegada de inspiração

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Essa série é maravilhosa! Super inspiradora!

Post a Comment