Top

6 lições de empreendedorismo com a série Coisa mais linda – Parte ll

Fizemos um post lindíssimo aqui sobre lições de empreendedorismo com a série Coisa mais linda, e obviamente não iríamos parar por aí. Hoje, trouxe mais 6 lições que também nos ensinam sobre empreendedorismo. Tá pronta?

1. Faça sociedade com quem você confia

Às vezes, não conseguimos gerenciar algo sozinha e é preciso de alguém nos ajudando e nos dando a mão. Mas, fazer sociedade com outra pessoa é algo não tão fácil, pois não é só ter alguém que saiba sobre o assunto, é ter alguém em quem você confie.

Apesar de ter sido Malu que convidou Adélia para ser sócia do clube, Adélia precisou entender onde estava entrando e qual era o seu lugar dentro daquele empreendimento, até porque Adélia não queria mais ser coadjuvante de tudo que a sociedade lhe guardava. Então, ela só aceitou quando confiou que aquilo seria bom para ela e para sua família. Quando pensar em ser sócia, analise as possibilidades da pessoa que estará com você.

Adélia e Malu Coisa mais linda
Adélia e Malu (Reprodução/Netflix)

2. Não se prenda a CLT

Antes de Adélia aceitar ser sócia de Malu, ela trabalhava como empregada doméstica. Naquele tempo, ela não tinha vínculos de CLT com sua patroa, mas por ser um trabalho diário em horário comercial, vamos considerar aqui como CLT, ok?

Não se prenda a um trabalho que não está te fazendo bem só porque você acredita que só existe aquilo para você. Adélia, mesmo com medo de perder o emprego e não conseguir mais nada, entendeu que a vida não poderia ser só aquilo e deixou para trás algo que a prendia para buscar novas oportunidades.

Parte da frente do coisa mais linda
Adélia e Malu em frete ao Coisa Mais Linda (Reprodução/Netflix)

3. Não abaixe a cabeça para quem não apoia seu trabalho

Por vezes, as pessoas mais próximas a você não vão te apoiar; outras vezes, quem nunca te conheceu de verdade vai ficar rindo e desmerecendo seu trabalho. Ser uma mulher negra a frente de um empreendimento nunca foi algo que a sociedade queria, e Adélia sabia disso, mas mesmo assim ela continuou. Muitas pessoas a confundiam como garçonete ou alguém que trabalhava no clube, sem considerar que ela poderia ser uma das donas.

Ocasionalmente, as pessoas não vão acreditar no seu crescimento, não vão te achar capaz, mas quem disse que precisamos dessas pessoas para chegar a algum lugar? Enquanto algumas pessoas querem que você desista porque não suportam ver seu progresso, outros vão segurar sua mão e acompanhar você.

Adélia Coisa mais linda
Adélia (Reprodução/Netflix)

4. Ninguém disse que seria fácil

Empreender é tranquilo desde quando, menina? Quando Malu começou, muitos empecilhos tentaram fazê-la desistir, assim como muitas pessoas desmereceram o trabalho de Adélia, julgando-o como menos importante. Mas elas continuaram! Eu sei que pode bater uma vontade de correr e desistir, né? Mas lembre-se de tudo que te motivou a chegar até aqui e tudo que você enfrentou. Empreender é desespero, mas também é orgulho e gratificação.

5. Saiba gerenciar uma crise

O que fazer quando der uma m*rda no seu negócio? Quando o marido de Malu retornou para tomar o clube dela, tanto ela quanto Adélia ficaram desesperadas com a possibilidade de perder o tudo que construíram juntas. Mas aí, Adélia, espertinha, deu uma ideia para que Malu conseguisse ter posse integral do clube e o ex marido não poder interferir em mais nada. No final, deu tudo certo, mas sabe por quê? Porque além da união delas duas, elas sabiam que deixar a crise consumi-las, seria jogar fora toda uma construção de algo que estava dando certo. Então, quando algo parecer que vai dar errado, respire fundo e pense na melhor forma de passar por isso.

6. Não deixe o preconceito diminuir você

Um dos tópicos mais importantes é esse, e Coisa mais linda mostra de forma clara. Vivemos em uma sociedade racista, machista, lgbtqifóbica, e com tantos outros preconceitos que podem nos impedir de querer continuar. O preconceito nos causa medo. Mas quem disse que o preconceito é maior do que você?

Adélia é uma mulher negra, que vive em uma comunidade pobre e que trabalha como empregada doméstica. Ela foi vítima do racismo e do machismo toda a vida dela. Mas quando ela decidiu que isso não seria mais um fator determinante em sua vida, ela seguiu de cabeça erguida e mostrou que sua capacidade não está na cor nem no sexo, e que fazer o contrário do que a sociedade espera é revolucionário.

Quando tentarem te diminuir por você ser quem é, lembre-se: você não é o que acham de você! Você é o que você diz que é. E ser uma mulher dona do seu próprio negócio é uma revolução do c*r*lho.

Gif Adélia Coisa mais linda

Tá vendo que eu disse que teriam muitos ensinamentos? Espero que tenha te ajudado. Você pode assistir às duas temporadas na Netflix, tá? Depois me conta o que achou.

Até a próxima!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment