Top
Uma das cenas de Madam C J Walker (Reprodução/Netflix)

6 aprendizados com a minissérie “A Vida e a História de Madam C J Walker”

Eu sei que estava meio sumida para falar de aprendizados com séries ou filmes, mas voltei hahaha. Não poderia deixar de citar a minissérie A Vida e a História de Madam C J Walker e seus infinitos ensinamentos, né?

A Vida e a História de Madam C J Walker

Produzida pela Netflix, Madam C J Walker é inspirada em fatos reais e conta a história da primeira mulher negra a ficar milionária nos Estados Unidos. Só daí você já sabe que é um baita conteúdo, né?

A Minissérie, dividida em 4 capítulos, conta a história de Sarah Breedlove, uma mulher negra que sofria com a queda de cabelo e vivia buscando soluções para isso. Sarah é uma mulher forte, que não se cala para o que não concorda e vai até o fim pelo que acredita. Hoje ela deixa inspiração e referência, para que continuemos indo atrás dos nossos objetivos. Não vou nem contar tudo para não estragar, tá? Vamos para os aprendizados.

Capa da Minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker
Capa da Minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker (Reprodução/Netflix)

1. Encontre uma dor e traga solução

Toda a ideia de Sarah começou a partir de um problema: mulheres insatisfeitas com a queda de cabelo. Essa dor não era só partilhada por outras pessoas, mas pela própria Sarah. Quando você vivencia o problema, é mais fácil entender qual é a solução para isso. Sarah soube entender o que estava acontecendo e decidiu investir nisso.

Umas das cenas da minissérie, onde Sarah está iniciando seu salão de beleza Madam C J Walker
Umas das cenas da minissérie, onde Sarah está iniciando seu salão de beleza (Reprodução/Netflix)

2. Ter um nicho é importante

Você pode querer vender o que quiser, mas ter um nicho vai te ajudar a ganhar mais referência para os seus clientes. Obviamente você não precisa ficar presa em um único segmento, mas é importante que você tenha o ponto central do seu negócio, que é a porta-chave que vai gerar autoridade para você.

3. Saiba se relacionar com seus clientes

Se tem algo que Sarah sabe fazer, além de ser uma baita empreendedora, é se relacionar bem com suas clientes. Além de entender na pele seus anseios, ela está sempre preparada para o que sua clientela precisar. Trazendo sempre melhorias nos produtos, fazendo todas se sentirem parte da família mesmo. É muito importante criar essa relação. Responder os comentários, estar presente no direct, sanar todas as dúvidas e acima de tudo, tratá-los bem. Seus clientes são a resposta do seu negócio, sem eles não há validação, nem vendas, nem crescimento.

4. Não deixe nenhum homem dizer que você não pode

Amore, você já viu o quão capaz você é? Se algum homem tentar te desmerecer ou dizer que você não pode porque isso não é “coisa de mulher”, levante-se e diga que está sem tempo para conversar com ele porque você tem muitas clientes para atender.

Mana, na Minissérie “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”, Sarah foi desacreditava muitas vezes. Ser empresária e dona do seu próprio negócio era história de conto de fadas, apenas homens tinham espaços para isso. Mas ela provou na prática que mulher pode e sabe muito bem levantar um império. Então, jamais pare de ir atrás do que quer porque um homem não acredita em você.

5. Pense nos seus funcionários com prioridade

Se na sua empresa há outras pessoas trabalhando, você precisa pensar nelas como parte fundamental para o crescimento do teu negócio. Claro que você deu o ponta pé inical, mas são eles que vão te ajudar a crescer ainda mais, então além de saber escolher as pessoas certas para estarem com você, olhe para elas com atenção. Trabalhar em um ambiente leve, gostoso, de união e interação é muito melhor para a produtividade.

Em uma cena da minissérie, todas as funcionárias da empresa de Sarah fizeram um protesto para que a opinião delas fossem ouvidas, devido a uma situação que estava acontecendo. Sarah não pensou duas vezes e priorizou o que elas queriam, pois sabia a importância delas para o crescimento da empresa, além de saber que a sua empresa trazia independência financeira para todas elas.

Sarah com suas funcionárias em Madam C J Walker
Sarah conversando com suas funcionárias (Reprodução/David Lee/Netflix)

6. Seja fiel ao que você acredita

Não importa o quanto você esteja ganhando agora, e o quão grande sua empresa seja, não se perca por causa disso. Estamos em constante evolução. Você de anos atrás não é a mesma de agora, porém é importante que você seja fiel a tudo que você acredita, mesmo que o seu redor tente te corromper. Ser fiel a você também transparece para quem te acompanha e sente ainda mais confiança em você. Sarah foi fiel a si mesma até o fim. Mesmo com todos os contratempos ela não desistiu nem se desviou.

Gif de felicidade

Madam C.J. Walker é tão gostosa de assistir que esse post daria umas 10 páginas de tudo que a gente pode tirar dessa minissérie. Representatividade, amor-próprio, a união da família, luta contra preconceito e machismo. São muitos assuntos abordados. Vale ressaltar que nem tudo que a minissérie conta de fato aconteceu, muitas situações foram criadas para dar mais sentido e talvez mais engajamento. Aqui você consegue encontrar algumas informações do que foi fato e o que foi ficção, tá? E não esquece de ler todos os outros textos que podem ser muito úteis para você.

Depois conta o que achou, e se tiver outras indicações de séries e filmes, me escreve aqui. Até a próxima!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment