Top

5 passos para organizar as finanças de vez

Organizar as finanças ainda é visto como um tarefa árdua, difícil de encarar. Mas o que pode ser mais empoderador do que dominar o seu próprio dinheiro? Toda empresária de sucesso, quando monta um plano ou um projeto, traça metas que devem ser atingidas para que aquele plano se torne realidade. Dar atenção ao seu dinheiro é essencial para a Dominação Mundial. E aqui você vai ver como organizar as finanças de forma prática e definitiva.

organizar finanças

Por que organizar as finanças?

Vivemos em um mundo onde tudo é trocado por dinheiro: a sua força de trabalho, a sua atenção, o seu clique na internet e tudo aquilo que você deseja adquirir. Portanto, cuidar bem do seu “rico dinheirinho” é uma prioridade para quem deseja conforto aliado ao bem-estar – e a Dominação Mundial, é claro!

“O fato é que, quando uma família trabalha,

usa bem o dinheiro e tem alguma poupança, pode viver melhor.”

Cadernos BC – O que é o Dinheiro?

E o que pode acontecer se você não fizer isso?

Quem já passou aperto financeiro de verdade, esteve no buraco, sem dinheiro e sem a possibilidade até de pegar empréstimo, sabe muito bem que nunca mais quer voltar para essa situação. Mas raramente se chega nessa situação da noite para o dia, pois é ao longo do tempo que as coisas ficam ruins financeiramente e elas dependem sempre das suas escolhas.

 O que acontece com quem não organiza as suas finanças:

  • perde o controle do seu próprio dinheiro e tem uma vida desorganizada;
  • desvaloriza o seu trabalho e pode ter problemas com autoestima;
  • faz escolhas imediatistas e sem propósito;
  • gasta mais do que deveria;
  • é soterrado pela famosa “bola de neve” de empréstimos e juros;
  • afunda-se cada vez mais até quebrar financeiramente.

Caso isso pareça uma situação muito distante da sua realidade, tome cuidado! É muito comum que as pessoas que possuem renda sejam as mais desorganizadas, pois confiam que sempre vão ter o dinheiro no mês seguinte, por exemplo, e usam isso como pretexto  para gastar além do que deveriam e sem refletir.

Afinal, como organizar as finanças de vez para não ficar no vermelho e conquistar tudo o que você deseja?

Quem não é próximo do seu dinheiro (ou quem nunca teve um controle das suas finanças), geralmente, são pessoas que passam ou que já passaram por problemas financeiros graves. E eu tenho certeza que você não quer passar por isso! Então:

1) Senta a b*nda na cadeira, pensamento positivo e bora lá!

Entenda que organizar as finanças é um processo positivo para o seu sucesso financeiro e para a sua vida. Além disso, cuidar do dinheiro é uma habilidade que você pode (e vai! You go girl!) aprender e que vai te ajudar muito na hora de tomar decisões. Não é nenhum bicho de sete cabeças, nem uma missão impossível, mas, por falta de educação financeira, muitas pessoas ainda enxergam essa tarefa como um problema, quando, na verdade, é a solução!

2)Saiba quanto você ganha

Pode até parecer bobo, mas saiba que MUITA empreendedora maravilhosa não sabe quanto ganha. Isso acontece porque ela não segue as nossas dicas ricas para o seu negócio. E, se não sabe quanto ganha, imagina se ela sabe quanto gasta?! Se esse for o seu caso, leia isso. Caso você ainda não seja empreendedora, mas tenha renda, leia cada linha do seu contracheque, pois assim você vai descobrir quanto realmente ganha.

3) Fuçar e cavocar os seus extratos bancários e faturas

Agora leia as faturas, os boletos e entenda para onde vai cada débito e crédito do seu extrato bancário. Esse passo é super importante para que traga você para um nível de consciência e de realidade.

4) Separe os seus gastos em grupos

Essa parte é quando você vai descobrir como está a sua situação de verdade. E é onde você vai analisar os hábitos que tem, além de ver como andam as suas decisões financeiras.

Pegue uma folha de papel e separe em:

  • gastos de sobrevivência, que são aqueles essenciais à vida, como contas da casa, alimentação essencial, transporte para ir ao trabalho, etc., a maior parte dos seus gastos pode estar aqui;
  • gastos supérfluos, que são aqueles que você diz: “é para isso que eu trabalho!”, então entra aqui viagens, roupas, beleza, restaurante, etc.;
  • gastos financeiros, em geral, aquele dinheiro que vai para as instituições financeiras, corretoras, etc. tais como: tarifas bancárias e anuidades (caso você pague), empréstimos e investimentos que você se propôs a fazer todos os meses.
Como organizar as finanças? Foto: Arquivo pessoal

5) Se tiver dívidas…

Se for verificado um alto nível de endividamento, foque em livrar-se disso, miga! Pois, além de pagar multas e juros, você acaba se afundando mais ainda se deixar em aberto. Então, assim que você conseguir se livrar de uma conta antiga, você verá como isso dá gosto! Pague, renegocie, ou parcele as contas de maior taxa de juros, para fazer parar essa sangria. Só tenha cuidado para que as parcelas sejam realmente pagáveis! 

Saber de onde vem e para onde vai o dinheiro é extremamente empoderador e um GRANDE passo para a Dominação Mundial!

Agora que chegamos ao final deste post, quero que você me conte se isso faz sentido para você e para a conquista das suas metas e sonhos.

Ainda que pareça difícil – afinal, você está começando -, organizar as finanças deve ser visto como uma tarefa natural e é tão importante quanto respirar e cuidar da sua saúde!

Então, mão na massa, até a próxima e que, no vermelho, fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Post a Comment