Top

5 passos para montar uma equipe de sucesso

Miga, não tem jeito! Vai chegar uma hora em que o seu negócio vai crescer ao ponto de você não dar conta de tudo e, por mais que doa abrir mão, você vai precisar delegar algumas tarefas. Com uma equipe qualificada e alinhada, os processos vão funcionar e talvez até de uma forma melhor, com você podendo focar somente naquilo que é prioridade.

Se é isso que você quer para o seu negócio, vem comigo que eu vou te mostrar 5 passos para montar uma equipe de sucesso!

equipe de sucesso

Antes de mais nada, é muito importante entender que esses passos correspondem aos subsistemas da área de gestão de pessoas e, por se tratarem das etapas de um ciclo, nem funcionam isoladamente e nem tem propriamente um fim. Assim, o ciclo se renova continuamente à medida que a empresa se desenvolve. Sabendo disso, vamos aos passos!

1. Provisão

O primeiro passo é a provisão. Prover significa abastecer, ou seja, trazer os recursos que são necessários ao sustento e, no caso de formar uma equipe de sucesso, esses recursos são os talentos (pessoas).

Neste passo, a empresa deve se focar em atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado para participar do processo de recrutamento e, a partir daí, selecionar o que mais se alinha à função e à cultura da organização. Vale lembrar que selecionar não tem a ver com ler currículos; tem a ver com conhecer os candidatos. As pessoas vão muito além de uma folha de papel, portanto não se prenda somente a isso.

2. Aplicação

Tendo selecionado os profissionais que farão parte do seu time, o segundo passo é a aplicação. Essa etapa envolve “apresentar” os novos integrantes a todo o processo que existe por trás da organização. Logo, mostrar exatamente o que é feito e como é feito.

Além disso, esse também é o momento de deixar claro quais são as normas, os valores da empresa e os objetivos organizacionais.

Essa é uma das etapas mais importantes quando de trata de montar uma equipe de sucesso e é impressionante saber que as empresas frequentemente pulam essa parte. Todavia, sem aplicação é impossível ter uma equipe 100% alinhada.

3. Manutenção

Quando você encontra um talento que tem muito a contribuir com a sua empresa, o reflexo mais óbvio é querer que ele permaneça na equipe. O terceiro passo trata justamento disso.

A manutenção consiste no estabelecimento de ações que favoreçam a retenção e a motivação dos colaboradores.

Essa etapa envolve promover salários justos, benefícios, possibilidade de ascensão profissional, um bom ambiente e um clima organizacional estimulante, juntamente com vários outros fatores que façam com que as pessoas se sintam valorizadas e realmente felizes em trabalhar onde estão.

4. Desenvolvimento

Miga, se você quer que o seu negócio se desenvolva, precisa saber que a única forma de desenvolver empresas é desenvolvendo as pessoas, e o quarto passo vai te ajudar com isso.

A etapa de desenvolvimento consiste em desenvolver nas pessoas competências essenciais para o alcance dos objetivos.

Definitivamente, eu não estou falando de “pagar um curso”, ta? Eu estou falando é de implantar na sua empresa uma cultura de aprendizagem. Em outras palavras, criar um ambiente em que as pessoas entendam e valorizem a importância de adquirir conhecimento e de se desenvolver continuamente.

5. Monitoração

Se você contratou pessoas que se alinham aos objetivos organizacionais, aplicou cada uma às suas devidas áreas e estabeleceu um clima propício para que elas se mantenham e se desenvolvam, o quinto passo é simples: Monitoração.

O termo monitorar se aplica a esse contexto no sentido de acompanhamento. Nesse sentido, o objetivo dessa etapa é avaliar o desempenho de cada membro da equipe e oferecer feedbacks construtivos que possibilitem o aprimoramento contínuo deles e, consequentemente, da empresa como um todo.

Dica bônus

Uma equipe de sucesso não é aquela que balança a cabeça afirmativamente para tudo que você fala não, tá? Acima de tudo, a sua equipe está ali para te ajudar e, para isso, você precisa ouvir o que cada indivíduo tem a dizer. Times são feitos de pessoas diferentes, com visões e ideias diferentes. Por isso, dar voz a elas pode trazer resultados extraordinários para a sua empresa.

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes

e dizer a elas o que elas devem fazer.

Nós contratamos pessoas inteligentes

para que elas possam nos dizer o que fazer.”

Steve Jobs

É isso, maravilhosa! Em conclusão, investe nesse passo a passo aí que com certeza você vai conseguir montar uma equipe de sucesso. Se você já está nesse processo, então, me conta nos comentários como é que isso tem sido e como nós podemos te ajudar.

Tchau! Beijo! E até a próxima!
Tchau , beijo e até a próxima!

Uma administradora apaixonada por gestão e educação, que une essas duas coisas com o objetivo de desenvolver pessoas e, consequentemente, organizações, para que estas se tornem mais eficazes, humanas e competitivas.

Post a Comment