Top

5 dicas para ter motivação ao estudar

Muitas vezes você precisa de motivação para estudar, mas não tem vontade, né? E quando bate a bad ou a preguiça, o que fazer nessas horas? Se você precisa de ajuda nesse sentido com dicas praticas e reais, esse post é para você!

Primeiramente, todas as dicas abaixo apesar de serem simples, são muito funcionais e aplicáveis. Esses são pontos principais que você deve seguir ao buscar orientações quanto ao seu estudo. Assim, todas as dicas eu testei e validei enquanto vestibulanda e estudante da USP e quero te ajudar. Vamos lá!

Dica 1: Lembre-se dos porquês

Antes de mais nada, você precisa ter muito claro o seu porquê: escreva em um papel grande e deixe de forma visível para você não esquecer. Às vezes a sua motivação para estudar é para viver mesmo, às vezes para uma promoção, outros para sua empresa. Não importa o peso disso para as outras pessoas, mas para você deve se tornar um impulso para sentar e estudar.

Dica 2: Descanse e recomece

Por conta da rotina, muitas vezes você pode se sentir desanimada para estudar, algo que é completamente normal. Nessas horas, aproveite para ver série, ouvir música e relaxar. Tire um momento off para você e aproveite bastante, não negligencie isso como uma forma de procrastinação, entenda: esses momentos de pausa são extremamente importantes para recomeçar.

Dica 3: Começe a estudar

Logo, depois de seguir as dicas anteriores, é hora de agir! Dessa forma mesmo que você ainda não se sinta 100% com vontade, comece a se organizar para estudar, pois, pode ser que o “embalo” que você precisa aconteça no caminho. Assim, divida suas matérias em tópicos e tenha um planejamento de assunto com cada item que você precisa cumprir. Vá aos poucos, mas se mexa!

Dica 4: Ordem dos estudos

Da mesma maneira que ter um planejamento para começar a estudar é essencial, você precisa elencar o que tem mais dificuldade e distribuir num método de estudos. Por exemplo, se você precisa estudar algo com matemática e tem dificuldade com exatas, deixe essa matéria para o final do ciclo de estudos. Desse modo, comece com um estudo que você goste bastante, pois as chances de desistir de “primeira” serão menores.

Dica 5: Sistema de recompensas

Essa é uma ótima maneira para você ter mais motivação para estudar: tenha metas e recompensa para cada uma delas. Você pode começar com pequenas tarefas como ler 10 páginas de um livro ou até com metas maiores como, por exemplo, estudar por 1 hora e para cada meta batida, você pode eleger uma recompensa. As recompensas podem ser um chocolate rsrs, um episódio de uma série etc. Enfim, veja o que mais se enquadra para você.

Por fim, quero te lembrar que a motivação precisa ser algo intrínseco, ou seja, não espere ela vir de fora ou que outras pessoas te passem motivação, busque ela dentro de você. Não ensaie demais um plano para começar a estudar ou para acordar um dia super motivada a fazer dar certo, lembre-se que tudo está aí dentro de você!

Muita força e disciplina nesse momento, miga, conte com todas nós da Moving e os nossos conteúdos para te ajudar.

Um beijo e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment