Top

5 dicas para manter a motivação sendo uma mãe empreendedora

Empreender, cuidar da casa, maternidade, estudar… Não é fácil manter a motivação, né? Mas, precisamos seguir com ou sem ela. Por isso separei algumas coisas que eu sei que podem ajudar você a equilibrar a maternidade e o empreendedorismo mantendo a motivação.

Em primeiro lugar, você não vai ter motivação todos os dias e tá tudo bem! As ideias que eu separei são simples e bem eficientes para nos ajudar nessa jornada de empreendedorismo materno.  

1. Tenha ao seu redor pessoas com o mesmo estilo de vida que o seu

É muito comum ao rolarmos o feed do Instagram ou Facebook compararmos o nosso estilo de vida com o do próximo. Sempre existe aquele que acorda às 05h da manhã para correr ou para meditar. Ou pode acordar até mais tarde que isso. Enquanto nós, mães, temos noites mal dormidas, filhos para alimentar e arrumar para escolinha (saudades!) e depois podemos seguir com a nossa rotina profissional. 

Eu sei que é bem complicado ver essas realidades diferentes da nossa. Por esse motivo, te aconselho a ter pessoas com a rotina parecida com a sua, seja conversando no WhatsApp, em grupos no Facebook sobre maternidade ou seguindo nas redes sociais. 

É claro que é importante você ter algumas pessoas para servir de inspiração, mas não deixe que elas façam o movimento contrário: te colocar na posição de comparar a tua evolução com quem já trilhou um longo caminho. Uma dica é seguir mães empreendedoras de grande nicho, como Lu Ferreira, do Chata de Galocha. 

2. Comemore cada conquista mesmo que pequena 

Aqui tenho duas coisas bem importantes para conversar com você:

  1. Sim, você precisa comemorar cada pequena conquista: precisamos sentir o gostinho de ter feito algo legal, de ter dado certo e de ter conseguido alcançar as coisas que queremos. 
  2. Não fique preso nas pequenas coisas: pode parecer contraditório, mas não se acomode a essas pequenas coisas. Lembre-se que você pode muito mais. Entenda a estratégia que você usou para alcançar, melhore e assim, você vai conseguir mais e mais. Além disso, sempre que temos um novo desafio ficamos mais motivados para conquistar os nossos objetivos. 

3. Cuida da sua saúde física e mental 

Se você já viajou de avião essa frase é conhecida: “Passageiros viajando com alguém que necessite de ajuda deverão colocar suas máscaras de oxigênio primeiro para, em seguida, auxiliá-los”. Pode parecer clichê, mas é muito real! Precisamos estar com saúde para cuidar dos nossos filhos e empresa. Dê atenção a sua alimentação, do seu sono, faça exercícios físicos, cuida da sua saúde mental e de preferência, faça terapia. 

4. Se planejar da forma correta 

Não adianta um planejamento lindo e tudo estruturado se ele não está dentro da sua realidade. Sabe o 5am Club? É legal pra quem consegue! Mas, talvez para você não seja a melhor escolha. Ter um planejamento ineficiente só vai desmotivar você. E não é isso que queremos, certo?

5. Faça coisas para você e por você 

Cuide de você! Motivação

Antes de ser mãe, empreendedora ou esposa, não esqueça que você é mulher! Você precisa fazer coisas por você e para você. Seguir as dicas do item 3, fazer hidratação no cabelo e pele, sair com as amigas (saudades!), beber uma cerveja, ler um livro. Qualquer coisa que faça sentido pra você. Se você estiver feliz consigo mesma vai estar mais motivada e, consequentemente, conseguir realizar muito mais. Tenho certeza disso! 

E antes de finalizar, quero repetir: você não vai estar motivada todos os dias. E tá tudo bem! Mas, lembre-se de seguir as dicas e amanhã é um novo dia. 

Um beijo e até a próxima conversa! 

Catarinense, cria conteúdo pra quem cria conteúdo. Mãe e empreendedora que busca a liberdade e o empoderamento de outras mães.

Post a Comment