Top

5 dicas para estudar uma matéria difícil

Você ama estudar, mas se deparou com uma matéria difícil? O que fazer quando você precisa estudar, mas além de procrastinar, você realmente não consegue entender a matéria? Separamos 5 dicas incríveis e comprovadas que podem te ajudar nesse probleminha. Confira o post!

Primeiro, saia do estado de negação e aceite que você possui dificuldade com a matéria em questão, isso é muito importante. Admitindo isso, é hora de se abrir para o novo e para a possibilidade de querer aprender essa matéria difícil. Nesse momento, é essencial mentalizar os ganhos ao aprender o assunto. Vamos às dicas!

1. Material

Para começar a estudar, separe seus materiais de estudo (caderno, canetas, marca-texto) e também um bom copo de água. Além dos materiais básicos, separe também os materiais de apoio, como textos complementares, livros e videoaulas e outros que possam colaborar na compreensão do assunto.

2. Método de estudo

Depois de separado o material, é importante entender qual método de estudo faz mais sentido para você. Você aprende apenas lendo ou precisa ouvir também? Com isso, faça vários testes com os métodos para essa matéria difícil e escolha aquele com o qual você se sente mais confortável e comece a estudar.

estudar matéria difícil

3. Estude a matéria difícil

Logo, pare de adiar e realmente comece! Você precisa estudar a matéria em que tem dificuldade, isso você sabe. Então, mantenha-se focada durante o momento de estudo e se necessário, faça algumas pausas. Caso não esteja fluindo, tire uma pausa ainda mais longa e recomece. Não desista, foque no porquê de você precisar estudar essa matéria.

4. Cheque seu avanço

Após terminar o ciclo de estudo, verifique como está absorvendo a matéria por meio de testes e resolução de provas e exercícios. Assim, entenda o quanto precisa melhorar ou entender sobre o assunto e, caso não esteja avançando, revise o assunto e tente novamente.

estudar matéria difícil

5. Para progredir

Identifique em que partes da matéria você sentiu mais dificuldade e, a partir disso, crie um mapa mental com informações relevantes. Isso é super importante, pois irá te ajudar a ter as informações de forma mais rápida. Além disso, outra estratégia é utilizar post it para destacar em que você tem dificuldade e colá-lo em pontos de contato em sua casa (aqui vale geladeira, porta do guarda-roupa etc).

estudar matéria difícil

Por fim, uma dica plus, é ter um método de recompensas. Você viu que na primeira dica, além de separar os materiais eu te indiquei separar um copo de água (o corpo agradece né, miga), mas aqui também cabe um chocolate, uma série ou algo que te faça muuuito bem. Assim, ao finalizar um ciclo de estudo, você pode se recompensar com essas pequenas doses de motivação, que tal?

Para finalizar, eu gostaria de te dizer que além dessas 5 dicas, podemos trazer outras estratégias bacanas, mas a fundamental mesmo é bumbum na cadeira, não existe nada mais funcional e que renda resultados incríveis como essa. Por isso, pare de fugir e mostre para você mesma que você consegue e arrase. Bons estudos!

Um beijo e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment