Top
empreendedorismo materno

5 conselhos para uma mãe empreendedora

Eu não sabia o que é era ser empreendedora antes de ser mãe. Quando não tinha minha filha, eu trabalhava com carteira assinada e tinha uma loja de produtos personalizados, porém encarava apenas como renda extra. O que me levou a me tornar empreendedora foi a maternidade, foi a mente fechada e também os preconceitos daqueles que chefiavam as empresas que trabalhei.

Hoje quero compartilhar com você 5 conselhos de uma mãe empreendedora para outra. Então, vamos lá:

1. Organização

Sei que é impossível ter uma agenda super regradinha, afinal muitas coisas acontecem no nosso dia a dia. O meu conselho é organizar uma lista de tarefas por ordem de prioridade, ou seja, o que está no topo da lista é sempre mais urgente. Além disso, sempre separo o objetivo do dia, que nada mais é que uma tarefa que deve ser feita independente de qualquer coisa. Ao fazer essa organização, me sinto mais satisfeita no final do dia, ao ver que tudo que foi programado foi feito.

2. Empatia com você mesma

Sabe quando as nossas amigas desabafam de como não dão conta das suas atividades e como isso as entristecem? E você fala que está tudo bem não dar conta de tudo e que elas já fizeram bastante? Ouça mais os seus conselhos! Tenha empatia com você mesma, você já percorreu um longo caminho.  

3. Delegue 

Conforme o meu negócio foi crescendo, foi preciso aprender a delegar tarefas. Sei que é difícil no início, mas é muito necessário. Assim, você consegue ter controle maior do seu negócio e sabe que todos os processos serão cumpridos. Para começar a aprender a delegar, procure por pessoas próximas a você e que você confie, assim é mais fácil soltar um pouco as rédeas. 

4.  Dê valor a qualidade das suas horas com a criança 

Muitas vezes nos sentimos frustradas por passar pouco tempo com nossos filhos. Mas, o mais importante é a qualidade dos momentos que temos juntos. Por exemplo: separe umas horas do seu dia para brincar com ele, deixe o celular no modo não perturbe e esteja presente na hora. Dê abraços e beijos, faça cosquinhas, leia uma história, seja presente. Existem várias brincadeiras que você pode fazer dentro de casa, vai ser divertido para ambos. Assim, a conexão entre vocês será ainda maior.

5- Ligue o f*da-se

sem julgamentos, dedo do meio, empreendedorismo materno, mãe empreendedora

Esse é o meu maior conselho: aprenda a filtrar o que as pessoas falam para você! Eu já perdi as contas de quantas vezes me indicaram alguma vaga de emprego ou disseram que deveria deixar o empreendedorismo de lado e voltar para o escritório, pois tinha uma filha pequena para criar. Confesso que no início foi muito difícil, ficava me questionando se tinha tomado a decisão correta e acreditava que nada daria certo. Porém, com o passar do tempo, fui aprendendo a lidar com a opinião alheia e a filtrar o que era importante ou não.  

Você é a única que sabe o que é realmente importante para você, seja na sua vida pessoal ou profissional. E sendo uma mãe empreendedora, não se culpe ou pense que você é menos do que qualquer outra mulher. Você tem sonhos, vontades e, além de tudo, é uma mulher muito forte! Ser mãe é só mais uma área da sua vida, que requer atenção, mas não uma mudança total. A questão é adaptação! 

Se você ainda não empreende, mas está lendo esse texto porque morre de vontade de se tornar uma miga empreendedora, separei esse post para você perder o medo da dominação mundial.

Miga, sei que às vezes será difícil aguentar a pressão de tudo a sua volta. Mas, calma! Respira fundo e vamos dominar o mundo!

Beijos!

Catarinense, cria conteúdo pra quem cria conteúdo. Mãe e empreendedora que busca a liberdade e o empoderamento de outras mães.

Post a Comment