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lições de empreendedorismo que aprendi com a coca-cola

4 lições para aprender com a Coca-Cola

Se você acredita que a jornada de sucesso da marca mais consumida no mundo pode te ajudar na sua trajetória empreendedora, vem comigo que eu vou te contar 4 lições que aprendi com a Coca-Cola.

Miga, primeiramente, é muito importante que você saiba que quando se trata de empreendedorismo, não existe receita. Cada empreendimento tem as suas particularidades e o que se aplica a um nem sempre se aplica a todos. Contudo, se inspirar em alguém, ou alguma coisa, faz parte e hoje eu vou te apresentar uma grande inspiração pra mim: a Coca-Cola.

Toda história tem um começo

A Coca-Cola é a maior fabricante de refrigerantes do mundo, mas pouca gente sabe que um dos sabores mais conhecidos da história foi produzido por um farmacêutico chamado Dr. John Stith Pemberton. Em 1886, ele levou o liquído em uma jarra até uma farmácia dos Estados Unidos para que fosse comercializado como um xarope. Os clientes da farmácia consideraram a bebida tão “deliciosa e refrescante” que ela foi reapresentada à sociedade como um refrigerante.

Abrindo uma coca-colca

No primeiro ano, foram vendidos em média nove copos por dia. Hoje a marca é a mais consumida do mundo, de acordo com o relatório Brand Footprint da Kantar. Sem dúvidas, uma história de sucesso, mas, que assim como qualquer outra, é cheia de altos e baixos e é isso que faz dela tão inspiradora. Dito disso, vamos às lições de empreendedorismo que aprendi com a Coca-Cola.

1. Mantenha-se em constante evolução

De 1886 até aqui o mundo passou por inúmeras transformações e não pense que a Coca-Cola continua a mesma. Apesar de se manter muito fiel à sua essência, a marca se reinventa de tempos em tempos, seja lançando uma nova embalagem, um produto ou uma campanha. Tudo para acompanhar as mudanças e se manter liderando o mercado.

Imagem de uma Coca-cola Plus Café Espresso
Coca-Cola Plus Café Espresso lançada em 2018 – Fonte: www.cocacolabrasil.com.br

2. Desenvolva o seu próprio método

É muito comum ouvirmos a expressão “Nada se cria, tudo se copia”, né? Mas a verdade é que, independente das cópias, nenhuma pessoa ou empresa tem produtos ou serviços iguais, isso porque cada um tem sua forma de fazer e é justamente o seu método que te diferencia.

A Coca-Cola tem o seu método e o mantém guardado à sete chaves. A sua fórmula é considerada um dos mais bem preservados segredos comerciais do planeta! Apesar de vez ou outra surgir alguém jurando que descobriu os ingredientes da mistura, não existe nenhum registro de alguma reprodução realmente fiel ao sabor original do produto. Há quem diga que apenas dois executivos conhecem o método, mas isso nunca foi confirmado pela empresa que usa essa tão especulada fórmula como uma estratégia de diferenciação.

3. Aprenda com os seus erros

Em abril de 1985 a Coca-Cola Company lançou, em uma estratégia ousada, a New Coke. Antes de ser lançada, a empresa realizou vários testes que faziam com que a companhia acreditasse muito no potencial desse novo sabor. O refrigerante marcava a primeira mudança na receita da Coca em 99 anos.

Imagem da New Coke
New Coke – Fonte: www.cocacolabrasil.com.br

Apesar das expectativas positivas da marca, o lançamento resultou uma avalanche de críticas e protestos por parte dos consumidores. Pasme! Manifestantes foram às ruas com cartazes com dizeres como: “Queremos a original” e “Nossos filhos não saberão o que é refrigerante”.

Os ânimos só se acalmaram com o retorno da fórmula original, chamada de Coca-Cola Classic®. Há quem diga que aquele foi um dia que entrou para a história dos grandes fracassos do marketing, mas a Coca aprendeu mais com esse erro, do que em seus 100 anos de mercado. Esse acontecimento fez com que a empresa percebesse a real dimensão do vínculo que os clientes haviam estabelecido com o seu produto.

4. Não venda produtos, venda experiências

O que a Coca-Cola vende? Engana-se quem acha que é refrigerante. A Coca-cola vende felicidade. Basta você parar um pouco e observar as ações da marca, as propagandas, os slogans.

Campanha do do Natal 2018 – Fonte: www.cocacolabrasil.com.br

Todo o seu contexto se remete a momentos felizes com Coca-Cola ou ficando mais felizes depois de consumirem uma Coca e é isso que as pessoas compram. Os clientes não compram o produto, compram a emoção que aquele produto os fazem sentir, a experiência que ele proporciona.

E aí miga, gostou das lições que aprendi com a Coca-Cola? Quero muito que elas sejam úteis para a sua jornada empreendedora, mas tenho certeza que a sua própria história também está cheia lições importantes. Valorize as suas próprias experiências, compartilhe-as, ajude outras empreendedoras e abra a felicidade você também!

Vou parar por aqui porque toda essa conversa sobre Coca-cola me deu até sede.

Garotinho uma bebendo Coca-Cola

Uma administradora apaixonada por gestão e educação, que une essas duas coisas com o objetivo de desenvolver pessoas e, consequentemente, organizações, para que estas se tornem mais eficazes, humanas e competitivas.

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