Top

4 frases para não dizer a um estagiário

Nesta semana, tivemos o dia do estagiário e vimos muitos memes por aí. Então, esse post é quase um desabafo para você CEO de uma empresa ou profissional de RH refletir e levar essas situações para a área de gestão e conversar sobre comportamentos tão chatos no ambiente de trabalho.

Sim, muitos memes, das situações que “zoam” os estagiários, desqualificam o profissional no início de carreira. É claro que o humor é muito bacana e necessário em qualquer ambiente, mas, o ponto de atenção é quando ele é atrelado a alguma piada que não é engraçada para todo mundo, inclusive para o estagiário.

4 coisas para não dizer a um estagiário

Nesse sentido, te convido a refletir quantas vezes você já ouviu as frases abaixo e até as perpetuou nos corredores do escritório. Frases de humor, situações do cotidiano e alguns tipos de justificativas… as frases abaixo não são legais! E desde já, por favor não continue sendo essa pessoa.

“Isso é coisa de estagiário”

Falar isso, soa como se o estagiário tivesse feito algo mal feito, ruim, chato ou bagunçado. Essa frase sempre carrega algo pejorativo e negativo, como se a tarefa executada por alguém no começo de carreira fosse desqualificada ou fora de questão. Então, se você já ouviu isso, saiba que muitas vezes o estagiário é o profissional que mais toma cuidado ao entregar um trabalho pelo próprio medo de errar. E sim, erros podem acontecer independente do cargo.

“Foi meu estagiário”

Essa aí é uma frase que virou clichê! Para qualquer erro ou equívoco inesperado, você já sabe quem leva a culpa. E, assim, parece que quando tudo vai mal, as pessoas encontram um culpado, utilizando a justificativa de que a pessoa – o estagiário – tem menos experiência. De fato, pode ter sim, mas toda vez que você reproduz essa frase, invalida todos os trabalhos bacanas de estagiários e estereotipa uma galera que dá duro no trabalho.

4 frases para não dizer a um estagiário

“Ah, ele é estagiário né”

Mais uma frase que soa como justificativa a um trabalho realizado pelo jovem. Sim, ser estagiário significa estar numa fase de aprendizado e compreensão do mundo do trabalho e precisamos entender que isso não é nenhum problema, pois todas as pessoas tiveram um começo e já se sentiram perdidas um dia. Ou seja, ser estagiário não precisa ser usado para diminuir alguém.

“Qualquer coisa, fala com meu estagiário”

Se você diz isso, saiba que seu estagiário não é seu assessor, secretário ou algo do tipo. O seu estagiário está ali para aprender, somar e contribuir dentro de um programa de trabalho com horas e tarefas distribuídas. Portanto, se você está usando frases como essa para a demanda de que você quer fugir, saiba que você está errado! Cadê a autoresponsabilidade?

4 frases para não dizer a um estagiário

Por fim, nessa lista caberia umas 237 mil frases para você não dizer a um estagiário e não continuar perpetuando para que certos esteriótipos não caiam sobre esse profissional. Logo, se você indentificar outras frases e situações, deixe aqui nos comentários para que mais pessoas se sensibilizem e aprendam <3

Um beijo da estagiária de um mês atrás e até o próximo post rs.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Comments

  • Iasmim Alves
    24 de agosto de 2020

    Adorei! Abriu a minha mente de uma forma absurda. Queria ter todos esses conteúdos no Kindle para marcar as partes mais importantes e fazer comentários. Alô, Camila!

    • Moving Girls
      25 de agosto de 2020

      AMOOO! Quem sabe um dia, hein, miga.. 💋

Post a Comment