Top

4 dicas para ter um negócio lucrativo

Você sabia que ter um negócio lucrativo é um dos principais sonhos do brasileiro? Aqui você vai aprender como ter um negócio lucrativo, que gere renda, de forma que a sua empresa sobreviva no mercado, em 4 dicas.

Este sonho só fica atrás de viajar, ter um carro e ter a tão desejada casa própria, que ainda é considerada um grande marco de sucesso na vida – e já te dou um spoiler: nem sempre é! E nós sabemos que, pelo menos um desses sonhos, você tem ou já teve na sua lista de realizações. Mas notou que todos eles dependem do resultado do seu negócio e do seu rico dinheirinho?

negócio

Miga linda, rica, elegante e sincera, a saga pelo propósito de vida, muitas vezes, pode fazer com que você esqueça que precisa cobrar pelo seu serviço, pagar os seus custos de vida e do seu negócio. Empreender é trabalhar com o que se gosta, mas também é importante ser bem remunerada por isso, afinal, os boletos vêm e a gente tem um futuro de dominação mundial pela frente! Portanto, o seu negócio deve gerar lucro. E é daí que vem a sua renda.

Isso faz com que empreender e ganhar dinheiro seja muito mais do que vender um produto ou prestar um serviço, atualizar as redes sociais do seu negócio e encantar o seu cliente. Empreender está intimamente associado à educação financeira e à capacidade de gerar renda e valor.

Como tornar seu negócio lucrativo e gerar renda

Pode ser que o mundo do empreendedorismo seja uma aventura, pois ele envolve riscos financeiros. Então a melhor maneira de reduzir os riscos e evitar possíveis perdas é aumentar o tempo de sobrevivência do seu negócio, torná-lo lucrativo e gerar renda – sobretudo, ter o conhecimento necessário para isso. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem 4 fatores que contribuem para a sobrevivência ou para mortalidade de uma empresa, são eles:

1. A situação do empresário antes da abertura

Tipo de ocupação anterior

Com o cenário econômico complexo do Brasil, muitos empresários começam a empreender por necessidade. Desta forma, a ocupação anterior influencia na taxa de sobrevivência da empresa e no seu resultado. A maior proporção de empresas inativas é a de empresários que, antes, estavam desempregados, segundo pesquisa do Sebrae.

A experiência no ramo

Ter experiência no ramo é muito importante, já que costumamos fazer melhor algo com o qual já estamos habituados, certo? Assim, a maior proporção de negócios lucrativos fica com pessoas que tinham experiência anterior no mesmo ramo.

Motivação para abrir um negócio

A maior proporção das empresas que permanecem ativas são aquelas cujos empresários abriram porque identificaram uma oportunidade, ou desejavam ter o próprio negócio. Já as inativas, a maior proporção refere-se a fatores externos à vontade dos empresários, como os que abriram por exigência de algum cliente, ou de algum fornecedor.

2. Planejamento do negócio

Poucas são as empresas que conseguem se manter sem algum tipo de planejamento ao longo do tempo, principalmente se não for planejada antes da abertura. A taxa de maior sobrevivência está com as empresas que tiveram planejamento de quase um ano antes da sua abertura, ou seja, as que tiveram tempo médio de planejamento maior conseguem se desenvolver melhor e por mais tempo no mercado. Neste fator também é importante agregar os recursos disponíveis, tais como: negociar prazos com fornecedores ou obter empréstimo para alavancar os negócios, de acordo com o Sebrae.

3. Gestão de um negócio lucrativo

Saber gerir o próprio negócio é fundamental. A gestão se faz importante para otimizar os recursos humanos (investindo na capacitação da mão de obra e dos sócios, ou em sua própria capacitação), os recursos financeiros (realizando um mapeamento das receitas e das despesas ao longo do tempo), e os materiais (aperfeiçoando seus produtos e serviços às necessidades dos clientes e ficando de olho nas novas tecnologias do seu setor). Tudo isso para atingir metas minimizando desperdícios e com maior eficiência, pois, sim, isso impacta na sua renda!

4. Capacitação dos donos em gestão empresarial

Fazer algum curso para melhorar o conhecimento sobre como administrar um negócio, é de extrema importância, especialmente quando você deve cuidar de todas as áreas da empresa sozinha ou em uma equipe reduzida. Conhecimento sempre é necessário, mesmo que seja para delegar, já que o seu negócio vai crescer!

Com as crises que enfrentamos e o aumento do desemprego, o brasileiro deve buscar ainda mais o empreendedorismo nos próximos tempos. Tal situação leva muitas pessoas a conduzirem um negócio por necessidade. Desta forma, tende a permanecer no mercado os negócios que estiverem mais fortes e melhores estruturados. E claro que o seu vai permanecer e vai te gerar ótimos lucros!

Portanto, não importa o tamanho da sua empresa, saiba que se você tiver atenção a estes fatores que vimos, terá grandes chances de ter uma empresa rentável, duradoura, capaz de gerar lucros sem erros. E, assim, ter renda para pagar os boletos, realizar os seus sonhos pessoais e ainda gerar valor para o mundo! Agora que tivemos essa conversa, vamos juntas rumo à dominação mundial?

empreendedora
Sim, migas, temos trabalho a fazer!

Essas dicas fazem sentido para você? Me conta aí nos comentários!

Um grande beijo, até a próxima e que no vermelho fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Comments

  • Cássia Moura
    6 de agosto de 2020

    Estou empreendendo agora. Já tentei outras vezes que não deram certo mas eu acho que dessa vez estou no caminho certo.

    • Fernanda Nogueira
      10 de agosto de 2020

      Que bom, miga! Continua seguindo nossas dicas aqui que vc vai arrasar 😉

Post a Comment