Top

4 dicas para acabar de vez com a procrastinação

Por que fazer hoje se posso deixar para amanhã? Uma frase que convence qualquer um com a cabeça cansada! É normal você procrastinar um pouco, ter seus momentos de lazer e aproveitar a vida do seu jeito. Errado é você enrolar sempre, não ter momentos em que você corre atrás daquilo que quer, ficar parado deixando a vida te levar, levando a procrastinação como um estilo de vida. É, eu sei, a zona de conforto é um lugar maravilhoso, mas nada novo acontece lá. Então, o que você acha de entrar em movimento e jogar essa procrastinação para longe? Vou te dar 4 dicas que podem te ajudar nesse processo e que te vão te facilitar nessa caminhada.

Fim da procrastinação

Mas afinal de contas, o que é procrastinar? É o ato de você deixar para depois, adiar algo e ficar prolongando. Um ato completamente normal entre as pessoas. Mas que pode prejudicar, e muito, o andamento da nossa evolução profissional e pessoal.

Como parar de procrastinar?

Primeiramente, você precisa entender que procrastinar é algo natural, todos fazemos isso. Temos nossos dias agitados e nossa rotina turbulenta e quando temos um tempinho de folga só queremos descansar. Não estou te dizendo que você não deve descansar, muito pelo contrário! Devemos ter nosso momentos de lazer e fazer algo que gostamos, mas nunca deixar de fazer nossas coisas por conta disso. O descanso é necessário, a procrastinação é perda de tempo. 

O que vai fazer diferença na sua rotina, é como você lida com a procrastinação, de que forma você usa esse tempo e como faz para sair desse estado. Vamos começar?

Identifique seu padrão de procrastinação

Antes de mais nada, se questione: o que me faz não fazer nada? É uma pergunta meio besta, mas a maioria não sabe nem como responder. Agora é hora de você pensar o que faz você entrar nesse estado de procrastinação em que você fica enrolando para fazer as coisas. 

Eu, por exemplo, tenho um vício no Twitter, entro e fico muito tempo rolando a tela. Tive que controlar meu tempo e comecei a perceber que sempre quando tinha algo para fazer eu deixava de lado quando entrava lá, porque eu me perdia olhando as coisas.

Primeiro você encontra a raiz do problema e depois você pensa em como pode mudar isso. Fica tudo mais fácil depois de identificar seu padrão.

Quebre suas tarefas em mini tarefas

Transforme uma tarefona em 10 tarefinhas. O processo não vai se tornar diferente, mas você terá pequenas metas para cumprir. Assim você consegue realizar pequenos objetivos todos os dias sem ficar se culpando por não conseguir realizar algo grandioso quando, na verdade, você só precisa de um pouco de motivação. A realização de tarefas, mesmo que pequenas, pode te ajudar com isso.

Descubra qual é a hora em que você menos procrastina e use ela ao seu favor

Qual horário você produz mais? Manhã, tarde, noite, madrugada? Que horário você fica mais disposta e consegue fazer suas atividades com mais agilidade? Geralmente temos um momento do nosso dia em que temos mais facilidade para realizar tarefas que são mais complexas e que exigem mais atenção.

Identifique qual é o horário em que você tem o seu pico de produtividade e use ele ao seu favor! Comece fazendo suas atividades nessa hora, assim conseguirá realizar mais coisas em menos tempo.

Crie um senso de urgência 

Quem nunca deixou para entregar um trabalho nos 45 minutos do último tempo que atire a primeira pedra! Temos semanas para fazer aquilo, mas é muito mais fácil deixar para depois, afinal ‘’não está tão perto’’, não é mesmo? A questão é que a hora da entrega chega, e quando a água bate na bunda é quando a maioria das pessoas começa a se movimentar para realizar as coisas. Se suas atividades não têm prazos definidos, então crie. Se elas têm prazos muito extensos, então diminua. Crie um senso de urgência para realizá-las, tem certas coisas que ninguém vai cobrar além de você mesma. Se você tiver um longo prazo acabará procrastinando mais ainda.

Por fim, para te dar alguns insights sobre esse assunto, recomendo ouvir esse podcast, sobre como seria sua vida se você nunca mais deixasse para amanhã.

Agora é hora de sair correndo colocar essas dicas em prática e nada de ficar enrolando e deixar para depois, viu?

Fim da procrastinação

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment