Top

3 documentários para você aprender sobre música

Pesquisar música vai além apenas de ouvir sons estranhos, é ir fundo nos movimentos culturais, nos impactos sociais que eles causam e como a linguagem em si, dialoga com cada indivíduo. Uma forma de mergulhar nessas nuances é assistindo a documentários. Por isso, miga, separei 3 dos meus favoritos que vão ajudar você a ouvir música de outra forma.

Jamming Cbs GIF by HULU

1. The Punk Singer

O movimento Riot Grrrl foi uma das dádivas mais importantes para o feminismo no início dos anos 90 e ele ecoa até hoje. Os ideais deste movimento que, através de sua música, discurso, estética e argumentos, mudou toda geração de mulheres das décadas seguintes teve grandes precursoras e uma das mais icônicas e respeitas é Kathleen Hanna, vocalista e fundadora da banda Bikini Kill. O documentário The Punk Singer conta toda a história do movimento Riot Grrrl e do papel fundamental de Kathleen até hoje.

2. Beat É Protesto – O Funk pela Ótica Feminina

A produção dirigida por Mayara Efe dá luz às mulheres que também fazem o funk acontecer e correr o mundo. O documentário retrata a cena underground das mulheres no funk de protesto da última década de São Paulo. Os depoimentos vêm de mulheres que transitam em diferentes funções dentro desse universo.

3. Alive Inside

O documentário acompanha a saga de Dan Cohen, um grande defensor do uso da terapia com música para pacientes com demência. Através de sua ONG, Música e Memória, o Dan realiza um trabalho in-crí-vel. Alive Inside mostra de forma muito delicada e clara o potencial enorme que a música possui para tratar diferentes quadros clínicos. É um dos meus documentários favoritos da vida.

Documentários são uma ótima fonte de pesquisa, mas lembre-se sempre que é apenas um poto de vista. Vale sempre assistir a diferentes olhares sobre um mesmo assunto. É isso, miga. Bora maratonar!

Pesquisadora musical, produtora fonográfica e criadora de conteúdo.

Post a Comment