Top

3 designers brasileiras que você precisa conhecer

Miga, sabe aquela marca que reconhecemos só pelas cores? E aquele produto que compramos por causa da embalagem? Saiba que tudo isso é design. Aliás, a profissão designer é tão importante quanto qualquer outra e está em tudo: desde a roupa que vestimos, ao meio de transporte que usamos e até nos aplicativos que baixamos. E digo mais: muitos desses designs – inclusive aqueles mais icônicos – são desenvolvidos por mulheres. Por isso, nesse post decidi compartilhar 3 designers brasileiras que você precisa conhecer, miga!

1. Ana Couto: pioneira do Branding no Brasil

Ana Couto é designer gráfica e empreendedora reconhecida no mercado de design brasileiro. Através de sua agência de publicidade fundada em 1993 (pasmem!), com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, trabalha em projetos que atendem marcas nacionais e internacionais. Ana é referência em Branding no Brasil (foi uma das primeiras a falar sobre o assunto) e constrói, há mais de 25 anos, valor de marca para clientes como como Buscapé, Itaú, P&G, Rio Galeão, Rosa Chá, Dafiti, Arezzo.

No início, sua proposta era de trabalhar o design como ferramenta para construir marcas fortes. Desde então, expandiu a oferta da agência para um serviço integrado, que vai da Estratégia de Marca à Propaganda. Ana Couto é responsável por diversos projetos de identidade visual e branding, como por exemplo do aeroporto Galeão do Rio de Janeiro.

3 designer brasileiras que você precisa conhecer_Ana Couto
Ana Couto, designer e empreendedora renomada | Fonte: Google Images
3 designer brasileiras que você precisa conhecer_Ana Couto
Projeto de Branding e Identidade Visual para Rio Galeão | Fonte: www.anacouto.com

2. Cristiana Grether: novas embalagens da Coca-Cola

Cristiana Grether trabalhou na maior reformulação das embalagens da Coca-Cola em décadas. A designer carioca comandou uma equipe de agências de todo o mundo no projeto de reformulação de embalagens e comunicação visual de uma das maiores empresas do mundo. Além disso, tinha como missão disseminar na companhia a cultura do Design Thinking – conjunto de técnicas para superar obstáculos e resolver problemas das pessoas.

“O meu papel como diretora global de capacitação em design é mostrar que o design pode ajudar o trabalho de qualquer pessoa, de qualquer área, a ser mais ágil e mais assertivo. Eu acredito que o design pode mudar o mundo.”, afirmou Cristina. Hoje, a designer é global senior designer da Danone, em Paris.

3 designer brasileiras que você precisa conhecer_Cris Grether
Cristiana Grether, ex-diretora Global de Capacitação em Design da Coca-Cola | Fonte: Google Images
projeto renovação embalagem Coca-Cola - Cris Grether
Novas embalagens da Coca-Cola: novo projeto depois de mais de 20 anos | Fonte: Escola Design Thinking

3. Ruth Kedar: logo do Google

Por fim, a designer Ruth Kedar é a última das 3 designers brasileiras que você precisa conhecer. Ela nasceu na cidade de Campinas, mas com uma carreira construída nos Estados Unidos. Um dos projetos mais importantes da Ruth também é uma das logos mais vistas no mundo: utilizada pelo Google de 1999 a 2015, a logo criada por ela inspirou o design utilizado atualmente pela empresa. Ela continua se dedicando ao próprio estúdio, o Kedar Designs, onde busca desenvolver obras atemporais e, ao mesmo tempo, contemporâneas.

3 designer brasileiras que você precisa conhecer_Ruth Kedar
Ruth Kedar, designer brasileira | Fonte: www.kedardesigns.com
3 designer brasileiras que você precisa conhecer_Ruth Kedar
Logo do Google criada por Ruth | Fonte: www.kedardesigns.com

Em suma, miga: muitos designs que consumimos foram criados por mulheres, algumas delas, brasileiras. Importante ressaltar que todas construíram carreira e trabalharam por anos a fio para chegar onde chegaram. Portanto, miga, se você tem um objetivo, corra atrás e trabalhe duro nele. Temos certeza de que você vai conseguir! Se quiser ver outras brasileiras incriveis pelo mundo, leia esse post.

3 designer brasileiras que você precisa conhecer

Taurina, designer e mãe empreendedora expatriada em Lisboa. Desde 2016 na gringa, cursou mestrado em design e trabalhou na 3M, ambos em Milão. Infoprodutora, ajuda mães empreendedoras a melhorar a comunicação visual dos seus negócios. Além disso, é responsável pela comunicação do Bolei, estúdio de design sustentável fundado em 2012 com seu sócio e marido, Victor Mascarenhas.

Post a Comment