Top

3 custos no home office para se ficar atenta

O teletrabalho, que já era tendência mesmo antes da pandemia, pegou muitos trabalhadores de surpresa. Mas para que você, miga que trabalha em casa, não seja pega de surpresa pelos custos dessa troca do ambiente de trabalho, vamos falar aqui sobre 3 custos para se ficar atenta no home office.

O mercado de trabalho mudou. Os espaços físicos das empresas, que antes eram ocupados por dezenas de funcionários, estão sendo repensados. Muitos desses espaços serão transformados em espaços de convivência, outros até deixarão de existir. Desta forma, os custos para as empresas acabam mudando. 

Imagem de mulher sentada em uma cadeira na sala de casa e o dinheiro caindo sobre ela.

Mas já pensou nos custos do home office?

Assim como as empresas devem apresentar redução nas suas despesas, salvo o investimento em implantação do teletrabalho, uma parte dessas despesas acaba impactando no dia a dia dos funcionários que estariam em home office. E já vou te mostrar de que forma acontece esse impacto nas suas finanças, miga.

Um aspecto muito importante para você levar em consideração no caso de trabalhar a distância, mesmo se você for funcionária ou empresária, é ter bem claro o que é o dinheiro da empresa e o orçamento pessoal. E se liga, porque aqui é que pode dar problema, pois agora você trabalha em casa e as contas podem se misturar um pouco!

Provavelmente, antes você passava o dia todo fora: ia trabalhar, usava transporte, almoçava em algum restaurante, tomava cafezinho na empresa, visitava clientes, comprava alguma coisinha no caminho de casa, etc. Agora você realiza a maior parte dessas tarefas sem sair de casa – e algumas nem realiza mais. Então, fique atenta!

3 tipos de custos que podem mexer com o seu orçamento

1. Custos com a energia elétrica, com internet e com alimentação

Aquele tempo que você passava na empresa ou no escritório, agora você passa em casa. Portanto, você deve perceber um aumento nas contas de luz, de gás e nos gastos com alimentação em casa. Com o calor chegando no país todo, se você fosse uma miga agraciada por ter um ar-condicionado, você ficaria sem ligá-lo? Seja sincera! E este é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica.

O preço dos alimentos também deve ser considerado aqui: eles vêm puxando parte da alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou seja, o preço dos alimentos vem subindo. E se a sua internet não der conta de assistir a séries e de trabalhar? Você vai contratar uma melhor!

“E o dinheiro que eu gastava no transporte? Vou economizar!” Sim, esse dinheiro você vai alocar para o pagamento dos boletos com os novos valores e, se sobrar, vai para a sua reserva de emergência, caso você ainda não tenha uma. Mas se liga que, se você for funcionário, a sua empresa pode ter cortado este benefício.

2. Custos com a implantação do espaço do home office

Muitas empresas que implementaram o home office para seus funcionários estão adaptando o formato de trabalho e contribuindo com essa mudança da melhor forma possível, seja disponibilizando cadeiras e materiais para ergonomia dos funcionários, materiais para o melhor desempenho das suas funções em casa, como computadores, sistemas e demais itens que possam ser necessários, ou até mesmo um benefício como ajuda de custo extra.

Mas e você, empreendedora maravilhosa, que já trabalha sozinha? Pode ser que você não tenha um cantinho só seu, em paz, confortável e silencioso para trabalhar, ou que a sua internet não atenda a sua demanda. Então, esses custos tendem a aumentar e eles são da sua empresa.

3. Custo do gerenciamento do tempo

Muito cuidado! Gerenciar o tempo é uma tarefa que pode ser complicada ao trabalhar em casa! Mesmo que você trabalhe com ponto, se desligar do trabalho quando ainda tem tarefas a fazer pode ser difícil e isso pode afetar a sua produtividade, o seu conforto ou a sua saúde mental. Cuidado para você não estar trabalhando demais – ou menos do que você precisaria! Lembre-se de que o seu tempo é precioso e ele deve estar no cálculo dos seus custos.

Como resolver?

Além da disciplina necessária para que a casa esteja em ordem, ela – e seus habitantes – não podem tomar a sua atenção do trabalho. Neste caso, você vai precisar delimitar um espaço físico, um horário e atenção. Quero que você lembre também que sempre haverá um custo para o seu trabalho.

Sendo assim, sugiro que você coloque em uma balança imaginária os prós e os contras de trabalhar em casa. A concentração está difícil? Mas você passa menos tempo presa no trânsito. A sua relação com os coabitantes da casa está abalada por causa do trabalho? Mas pode passar mais tempo com as pessoas que ama. Não está confortável trabalhar em casa? Ou está confortável até demais? A sua produtividade está prejudicada? É hora de tomar uma atitude!

Se estes 3 custos de trabalhar em casa estão se tornando muito pesados, pense em ocupar um espaço em um coworking. Foi o que eu fiz: cansada dos meus gatinhos pulando em mim, ou passando pelo computador no meio das reuniões virtuais, resolvi trabalhar em um coworking uma vez por semana, aqui na minha cidade. Eles são locais preparados para receber empresas e pessoas que precisam de um espaço específico para as atividades profissionais, ou seja, têm internet bombando o tempo todo, se você quiser pode contratar uma sala só para você e receber seus clientes em dias e horários determinados, pode usar como endereço fiscal (ao invés do endereço residencial, como muitas empreendedoras fazem), e ainda fazer um networking com as empresas que trabalham lá! 

E saiba que, comparado a ter o espaço físico próprio, você pode ter uma redução de até 70% nos custos da sua empresa, segundo o coworking onde trabalho.

E, então, miga? Me conta como está a situação por aí. Já viu a diferença nas contas desde que começou a trabalhar em casa? Levou algum susto?

Um grande beijo, até a próxima. E que, no vermelho, fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Post a Comment