Top

10 dicas para viciadas em cursos online

Se você é uma viciada em cursos online assim como eu, o post de hoje foi feito para você! Aqui, vou contar algumas dicas para você não se curar disso HAHA, mas para você aproveitar esse vício da melhor maneira.

Primeiramente, antes de você se assumir viciada em algo (falando mais seriamente agora), procure entender se você realmente é: normalmente pessoas viciadas possuem hábitos repetitivos que causam algum prejuízo a elas mesmas. Se for o seu caso, um nível avançado e que se tornou um problema, acho legal você falar com um profissional, miga <3

Dito isso, vamos partir para o intuito do post que, brincadeiras a parte, é trazer dicas práticas para você que comprou muitos cursos online e não aplicou o que estudou ou realmente não fez o curso e segue comprando outros. Vamos sair desse loop? Se identificou, né? As dicas abaixo vão te ajudar a tomar ações para resolver isso. Vem comigo, miga!

1. Liste os cursos que você comprou

Você foi comprando os cursos, aproveitando as promoções e gastando, ok. Mas você tem noção do quanto já investiu em educação e conhecimento? Com tantas ofertas que surgiram agora na pandemia, você aproveitou bastante, mas você tem a dimensão financeira disso? Pode doer essa parte, mas sente e liste TODOS os cursos que você comprou esse ano e isso irá trazer clareza (explico o porquê nas próximas dicas).

2. Liste os cursos gratuitos em que você se inscreveu

Miga, se você sofre de FOMO, com certeza não quis perder nadica de nada de conhecimento grátis que essa pandemia trouxe e já foi salvando 49838 links de cursos gratuitos e se inscreveu na metade deles. Tá, mas se inscreveu e fez? Ou só deixou lá? Mais do que isso, você tem noção da lista de “cursos para fazer quando eu tiver tempo e que estão gratuitos” a que você chegou? Então, vamos de mais essa lista aqui.

3. Liste todos os cursos que você já fez esse ano

Mais uma listinha na mesa. Dessa vez, você irá criar uma lista com os cursos que você já fez esse ano. Você pode organizar esses cursos por mês ou categorizar por assunto, mas o essencial é que você inclua somente os cursos que você concluiu, ok? Cursos inacabados ou o que você tem vontade de fazer vão ser mapeados em uma outra lista com esse título.

Além de viciada em curso online, parece que a redatora aqui é viciada em listas, né, manas?

4. Detalhe essas listas

O intuito dessa lista é trazer clareza na sua vida, miga, ou seja, quanto mais você categorizar os cursos, melhor. Logo, você pode incluir escola, produtor do curso, valor, assunto, etc. Com isso, eu quero que você bata o olho e facilmente saiba definir os seguintes pontos:

  1. Qual é o tipo de conteúdo que você está consumindo?
  2. Que tipo de cursos você está priorizando?
  3. Quanto em dinheiro e tempo você tem investido na sua educação e conhecimento?
  4. Dos curso que você concluiu, você conseguiu aplicar? Valeu a pena?
  5. Faz sentido para você estudar os cursos da sua lista de desejo ainda?

5. Clareza

Até aqui, as dicas vão te fazer refletir sobre as suas escolhas. Muitas vezes por impulso ou até necessidade, nós vamos pesquisando, consumindo e querendo estudar tudo… É maravilhoso isso, porém pode não ser saudável o fato de gerar ansiedade ou frustração por não ter terminado os cursos. Assim, responda os pontos anteriores com sinceridade e partiu arrumar a casa!

6. Priorize os cursos online

Agora que ficou mais claro listar todas as opções, vontades e cursos já feitos, quero que você destaque nas listas os cursos que você vai fazer esse mês, miga. Logo, os cursos do mês vão ser os que têm mais importância para você e na sua vida no momento. Destaque também os cursos que pretende fazer ainda esse ano.

7. Organização, please

Com clareza, você toma decisões, você faz escolhas porque simplesmente NÃO DÁ PRA FAZER TUDO (aceite isso, miga!) e a partir disso começa a organizar a “casa” para alcançar esse grande feito: terminar um curso para começar outro! E mais do que terminar, é aplicar, miga. De nada vai adiantar dedicar horas do seu tempo e até dinheiro e só “assistir às aulas”.

8. Plano de ação

Por meio da organização, você já entendeu que precisará criar um plano de ação para não cair nos erros do passado. Assim, escolha os cursos, crie um cronograma de estudos ou separe os momentos na sua agenda para estudar e também como pode aplicar isso. Esse pode ser um plano bacana e depois é só entender qual será o próximo da lista.

9. Regras

Você já percebeu que quando estamos viciadas em algo, é difícil sair dessa situação. Mas, mais difícil do que isso, é não retornar para os hábitos ruins. Então, se você estava acostumada a comprar todo mês um curso legal e não conseguir fazer, mas ficar com medo de perder as informações, não esqueças das regras: não dá para fazer tudo, só compre um curso novo, quando finalizar um outro.

10. Metas

Por fim, que tal criar uma meta para essa “nova vida”? Isso pode ser muito bacana porque além de te impulsionar e motivar, pode te fazer ter mais disciplina sobre os cursos online. Logo, eu te desafio a completar pelo menos 2 cursos de alguma dessas listas antes de começar ou comprar outro. E aí, você absorve essa meta? Foco, miga!

Espero que essas 10 dicas possam te ajudar de alguma maneira a ter mais clareza, mais disciplina e, principalmente, mais controle sobre os seus cursos online, mana!

Nos vemos no próximo post, um beijo!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment